publicidade
Política

Ucrânia: secretário de Estado dos EUA telefona para chanceler brasileiro

Antony Blinken e Carlos França conversaram sobre a crise gerada pela invasão russa à Ucrânia

Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, liga para Carlos França para discutir situação na Ucrânia
Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken | Foto: Ron Przysucha/State Department

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, telefonou nesta sexta-feira, 25, para o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Carlos França, para conversar sobre a crise gerada pela invasão russa à Ucrânia.

Pelas redes sociais, o Itamaraty informou que os dois discutiram a situação no Leste Europeu e o tratamento que será dado à situação no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Receba nossas atualizações

Relacionadas

Atualmente, o Brasil ocupa um mandato como membro não permanente do conselho mais importante das Nações Unidas e não tem poder de veto.

“Os ministros discutiram o que é possível fazer para encerrar as operações militares em curso, restaurar a paz e impedir que a população civil continue a sofrer as consequências do conflito”, completou a chancelaria brasileira.

Desde que estourou o conflito, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não deu declarações sobre a invasão. Na semana passada, ele se encontrou, em Moscou, com o presidente russo, Vladimir Putin, e elogiou a recepção do mandatário.

Ontem, na tradicional live das quintas-feiras, Bolsonaro desautorizou o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), que opinou sobre a invasão à Ucrânia.

O general disse que o Brasil não está neutro no conflito, condenou a invasão e chegou a fazer uma analogia entre Putin e o ditador alemão nazista Adolf Hitler.

Bolsonaro, sem mencionar diretamente Mourão, criticou a postura do vice: “Quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro. E quem dúvida disso pode procurar o artigo 84. Mais ninguém fala. Quem está falando está dando peruada naquilo que não lhe compete”.

Hoje, após ser desautorizado por Bolsonaro, Mourão informou que não iria “comentar nenhum assunto”.

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    “Conselho de Segurança” da ONU? Tanto a China quanto a Rússia podem vetar integralmente qualquer proposta dos demais, se não for do interesse de qualquer um desses dois países. Estados Unidos, França e Reino Unido têm os mesmos privilégios. Ou seja, os 5 felinos só entram em acordo quando é para ferrar os não felinos.

  2. Ricardo Luiz Rocha Cubas
    Ricardo Luiz Rocha Cubas

    A maior retaliação que o mundo ocidental poderia dar à Rússia (e, preventivamente, à China) é: TODOS os seus cidadãos, JAMAIS, NUNCA, SOB HIPÓTESE ALGUMA votarem em políticos de esquerda e de centro-esquerda. Cidadãos dos USA e da Europa foram brincar com seus votos e está aí a barbaridade da guerra instalada..

  3. Jonathan De Siqueira
    Jonathan De Siqueira

    Tem certamente um conflito de opiniões e confusão na hierarquia: O Chefe da Nação é o Presidente. O Vice mesmo q discorde não pose invadir a competência do Presidente. Deve se comportar como vice e seguir a orientação da politica de Estado. Mourão, a palavra lhe será concedida em momento oportuno mas entre colunas, respeite e acompanhe a palavra do VM.’.

  4. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Mourão está #chateado…. Não foi convidado para ser vice novamente e está saindo atirando… Outro traíra.

  5. Amador Bueno De Camargo Sobrinho
    Amador Bueno De Camargo Sobrinho

    Bom senso, por favor! É extremamente leviano ou infantil insinuar ou apostar na tese de que a guerra é a saída.
    O Brasil está sob ataque a bastante tempo pelos mandantes Europeus e por razões ideológicas não vi quase governo nenhum defendendo a soberania Brasileira.

    1. Rosely M G Goeckler
      Rosely M G Goeckler

      Verdade!
      Alguns chefes de estado chegaram a dizer “NOSSA Amazônia”

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade