publicidade
Política

Twitter/X deve explicar o uso de dados em sua plataforma de IA, cobra governo Lula

Os conteúdos dos usuários poderão ser usados para treinar a inteligência artificial Grok criada pela empresa

A convocação da ANPD revela sua preocupação com o uso de dados dos usuários em treinamentos de inteligência artificial pelo Twitter/X | Foto: Reprodução/Agência Brasil
A convocação da ANPD revela sua preocupação com o uso de dados dos usuários em treinamentos de inteligência artificial pelo Twitter/X | Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou que convocará representantes da rede social Twitter/X para esclarecer detalhes sobre os impactos da nova política de utilização de dados dos usuários.

Recentemente, a plataforma modificou os termos de uso. A nova política prevê que conteúdos publicados pelos usuários vão ser usados para treinar a inteligência artificial generativa Grok, criada pela própria empresa.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A rede social atualizou sua política de privacidade, que entrará em vigor em 15 de novembro. Nessa atualização, a empresa prevê a coleta de dados e postagens dos usuários para o treinamento da IA.

A medida chamou atenção da ANPD, que se preocupa com os possíveis impactos na proteção de dados e privacidade dos usuários.

“Caso seja percebido risco de grave dano à proteção de dados ou à privacidade dos titulares, outras medidas poderão ser tomadas”, disse o órgão.

Desde julho, a ANPD conduz uma investigação para verificar se a utilização dos dados está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A autoridade informou que a apuração foca nas alterações anunciadas na política de privacidade. Até o momento, segundo a ANPD, a rede social tem respondido aos pedidos de informações feitos pela fiscalização.

O Twitter/X afirmou que projetou a IA para lidar com interações diversas e simular situações do mundo real

Na página de divulgação da tecnologia, a rede social explica que o modelo Grok-2 possui capacidades avançadas de raciocínio. A empresa afirma que projetou a IA para lidar com interações diversas e simular situações do mundo real.

“A Grok-2 mostrou melhorias significativas no raciocínio com conteúdo recuperado e em suas capacidades de uso de ferramentas, como identificar corretamente informações ausentes, raciocinar por meio de sequências de eventos e descartar postagens irrelevantes”, destacou o Twitter/X.

Leia também:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade