O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá determinou a suspensão do evento de lançamento da pré-candidatura do senador Randolfe Rodrigues (PT) nesta quinta-feira, 11. A interrupção da mobilização ocorreu enquanto o ato já estava em andamento. A relatora do caso, magistrada Keila Christine Banha Bastos Utzig, atendeu a um pedido de tutela de urgência apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Receba nossas atualizações
O MPE protocolou a ação na Justiça depois de investigações constatarem a montagem de uma estrutura de grande porte no Estacionamento do Araxá, na cidade de Macapá. A mobilização descumpriu uma recomendação anterior do próprio órgão para evitar formatos típicos de campanha oficial neste momento.
Aparato logístico e quebra de regras
Os fiscais eleitorais identificaram um aparato logístico expressivo no local do evento. A própria equipe do parlamentar divulgava a mobilização nas redes sociais como um “megaevento”.
A montagem proibida pela Justiça contava com os seguintes equipamentos:
- Palcos estruturados de grande porte do tipo box truss.
- Sistemas complexos de sonorização profissional (line array) e painéis eletrônicos de LED.
- Balões publicitários gigantes (estilo blimp) inflados com o nome do pré-candidato.
- Preparação para a distribuição massiva de adesivos e o estímulo ao uso de vestuário padronizado.
O megaevento e o desequilíbrio na disputa eleitoral
A decisão judicial foi dura em relação à demonstração de força econômica do pré-candidato antes do prazo legal. O tribunal avaliou que o ato feria a igualdade de condições entre os concorrentes do pleito.
Leia mais: “Zema associa resistência de Alcolumbre à CPMI do Master a recebimento de propina”
“A magnitude do evento anunciado como ‘megaevento’ no Estacionamento do Araxá evidencia uma indisfarçável profissionalização de campanha eleitoral antecipada”, destacou um trecho da decisão da relatora.
Segundo a magistrada, o alto investimento de recursos financeiros aplicados na estrutura desequilibra a disputa e rompe de forma injusta as regras estabelecidas para o período de pré-campanha.
Leia mais: “PF pede saída de Vorcaro de cela especial depois de rejeitar 2ª delação”






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.