publicidade
Política

Toffoli libera para votação ação de Marco Civil da Internet

A Corte ainda não informou quando pretende analisar o caso

Ministro Dias Toffoli
A ação trata-se de um recurso extraordinário que discute a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet | Foto: Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta quinta-feira, 4, o julgamento de uma ação sobre o Marco Civil da Internet. A tramitação pode afetar a forma como os conteúdos são excluídos das redes sociais. A Corte ainda não informou quando pretende analisar o caso.

O ato ocorre dois dias depois que o Projeto de Lei (PL) 2630/2020 foi retirado da pauta da Câmara dos Deputados, a pedido do relator da proposta, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP). Ainda não há data para a votação da proposta.

Receba nossas atualizações

A decisão de Toffoli aumenta a pressão no Poder Legislativo, para que haja a “regulamentação” das plataformas antes que o STF conclua o julgamento.

O ministro é o relator do recurso extraordinário que discute a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. O julgamento pode ser usado como uma direção a fim de regulamentar as redes sociais.

“Art. 19. Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.”

Marco Civil da Internet

Se o caso for julgado pelo STF como constitucional, as big techs deverão ser responsabilizadas pelo conteúdo ilícito postado por seus usuários, como prevê o PL 2630. Cabe a ministra Rosa Weber, presidente do STF, definir uma data para a análise do caso.

Lira se manifesta sobre o PL 2630

Presidente da Câmara, Arthur Lira Dias Toffoli
Presidente da Câmara, Arthur Lira | Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendia a necessidade de aprovar um regras contra as fake news antes das eleições do ano passado. “A gente tem de ter um parâmetro para que as eleições aconteçam de forma tranquila, democrática, livre, autônoma e respeitando a vontade popular”, declarou.

Segundo o deputado alagoano, se isso não acontecer, “todos vamos ficar, sem sombra de dúvidas, suscetíveis a uma vontade do Judiciário, embore a gente condene que o Judiciário se imponha sobre o Legislativo”. Nesta legislatura, Lira tornou-se um defensor ainda mais ferrenho do PL.

Leia mais sobre:

13 comentários
  1. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    O CONGRESSO BRASILEIRO, INDEPENDENTEMENTE DAS AÇÕES CRIMINOSAS DE SEUS PRESIDENTES, TEM QUE FOCAR EM DUAS PAUTAS PRIORITARÍSSIMAS, A SEREM APROVADAS DE FORMA QUE INTERFIRAM NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, PARA NÃO SE CORRER O RISCO DE NUNCA MAIS TERMOS ELEIÇÕES:
    PEC DO VOTO AUDITÁVEL
    PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA.

  2. Christian
    Christian

    Está Claro que o STF usurpou os poderes do Congresso.
    Está Claro também que o desgoverno se aliou ao STF.
    Está claro que as FFAA se aliaram ao desgoverno e ao STF.
    O que sobra para nós ?

  3. Pedro Henrique
    Pedro Henrique

    Se o Congresso não faz o que o STF quer, o STF passa por cima do Congresso, por isso, todos sabiam que não adiantava a direita ter maioria do Congresso, ou paramos o STF ou que fechem o Congresso!

  4. Jose maria soares
    Jose maria soares

    E as Mentiras propagadas diariamente pela Velha-ca mídia, serão punidas? A lei presenteou a velha-ca imprensa com, “ouvi de uma fonte”, não precisa de prova. Só faltam obrigarem os bares, igrejas a gravarem conversas em seus recintos e também reunião de mais de uma pessoa, já que o pensamento “ainda” não conseguem gravar.

  5. Jose maria soares
    Jose maria soares

    Acho que além das fakes do consórcio de “jornaleiros”, temos até pessoas fakes…,,☎️

  6. Marcos Antonio
    Marcos Antonio

    Kkkk
    O supremo vai colocar os mentirosos no seu devido lugar

    1. Paulo Renato Versiani Velloso
      Paulo Renato Versiani Velloso

      Não vai sobrar nenhum esquerdinha.

  7. Paulo Dultra
    Paulo Dultra

    Esse desmando do judiciário só vai acabar depois do bummmm!

    1. Marcos Antonio
      Marcos Antonio

      Kkkk
      O supremo vai colocar os mentirosos no seu devido lugar

  8. MNJM
    MNJM

    O Legislativo precisa reagir aos togados q não tiveram nenhum voto, querem legislar e mandar no país. Pura repressalia. Tofolli o eterno advogado do PT , reprovado 2 x em concurso p Juiz, ai está o nivel do STF, o LIXO do Judiciário. Culpado da interferência ê do capacho do Pacheco , q não colocou em pauta o impeachment de um desses tiranos travestidos de ministros

    1. Marcos Antonio
      Marcos Antonio

      Tem que infelizmente colocar um freio nos discursos de ódio.e na desinformação nas redes sociais.

    2. Jose maria soares
      Jose maria soares

      Acho que além das fakes do consórcio de “jornaleiros”, temos até pessoas fakes…,,☎️

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.