publicidade
Política

Por inclusão de trans, STF autoriza uso do termo 'parturiente' em registro do SUS

Relator de ação do PT no tribunal é o decano da Corte, Gilmar Mendes

supremo tribunal federal
Sessão de abertura dos trabalhos do Judiciário — 01/02/2024 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

Em favor da inclusão para os trans, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, nesta quinta-feira, 17, que a Declaração de Nascidos Vivos (DNV) do Sistema Único de Saúde (SUS) deve incluir o termo “parturiente” para se referir a quem “teve trabalho de parto”.

O termo é aceito pelos LGBTs, que podem ou não se considerar “mães” ou “pais”. A expressão “responsável legal” também foi incluída pelos magistrados no DNV.

Receba nossas atualizações

A mudança já havia sido adotada administrativamente pelo Ministério da Saúde. Agora, com a decisão judicial, o governo fica impedido de revogar, eventualmente, a medida por conta própria.

A proposta partiu de um acerto entre os juízes do STF. O relator do caso é o ministro Gilmar Mendes. A ação foi apresentada pelo PT.

Debate no STF sobre reivindicação da comunidade trans

gilmar mendes
O decano do STF, Gilmar Mendes, durante evento sobre a Reforma Tributária, na sede da Fiesp – 29/04/2024 | Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo

Em junho, o STF já havia formado maioria para garantir que a saúde pública dê, amplamente, a assistência aos trans.

Mendes, contudo, havia negado um dos pedidos, que tratava justamente da adequação da DNV, por entender que o governo federal já havia realizado adequações necessárias.

DNV

antivacina
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante cerimônia que sancionou o projeto de lei que institui Política Nacional de Saúde Bucal – 08/05/2023 | Foto: Fátima Meira/Estadão Conteúdo

Resumidamente, o DNV é um documento padrão adotado pela Saúde para registrar os dados iniciais de todo nascimento.

O documento reúne informações sobre o recém-nascido, como o local do parto e a mãe do bebê.

Por isso, com base no DNV, é possível lavrar em cartório a Certidão de Nascimento.

O modelo antigo do DNV tinha apenas a categoria “mãe”, mesmo no caso de um “homem trans” alegar ter dado à luz.

Leia também: “Michel Temer: ‘Quanto antes acabar o inquérito das fake news, melhor'”, entrevista publicada na Edição 238 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Isso é um STF ou uma delegacia de polícia? Que esculhambação!!!!

  2. CARLOS GUEDES
    CARLOS GUEDES

    Por não entenderem que a desmoralização do STF já é um fato e é decorrente das permanentes arbitrariedades, descumprimento de suas funções constitucionais, abusos das prerrogativas, etc., etc., agora partem para desavergonhadamente aprovar uma aberração total.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.