publicidade
Política

Solto pelo STF, Cabral deve deixar prisão na segunda-feira

Agora, ex-governador vai usar uma tornozeleira eletrônica

mp Sérgio Ca
Foto: Reprodução/Mídias Sociais

O ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral deve sair da cadeia na segunda-feira, 19, de acordo com seus advogados. Na sexta-feira 16, em decisão do ministro Gilmar Mendes, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu revogar a prisão do último preso da operação Lava Jato. Agora, Cabral vai usar uma tornozeleira eletrônica.

Daniel Bialski, que integra a defesa do ex-governador, disse, em entrevista à CNN, que deve ser seguido um “trâmite burocrático” até que a soltura de Cabral seja concretizada. O STF vai comunicar sua decisão para a Justiça Federal de Curitiba, responsável por conduzir a investigação sobre o caso.

Receba nossas atualizações

“A Justiça Federal tem de determinar a expedição do alvará de soltura, e este alvará será remetido para que o Estado Rio de Janeiro dê cumprimento”, explicou. Segundo Bialski, a defesa entrará com um pedido no plantão judiciário neste sábado, 17, para que a liberação do preso aconteça o mais rápido possível.

Cabral está preso há seis anos no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar em Niterói (RJ).  Ele foi condenado em 23 ações penais que acumulam mais de 400 anos de prisão. A principal acusação é que o ex-governador chefiava uma quadrilha que fraudou centenas de licitações públicas no Rio de Janeiro — ele recebia propina em troca das empresas.

Em sua decisão, Mendes destacou que não estava julgando o mérito dos crimes de Cabral, mas a duração da prisão preventiva.

Em nota, os advogados do ex-governador informaram que o STF “reconheceu a ilegalidade de manter Cabral preso”. “Ele permanecerá em prisão domiciliar aguardando a conclusão das demais ações penais e confia em uma solução justa, voltada ao reconhecimento de sua inocência e de uma série de nulidades existentes nos demais processos a que responde”, comunicou a defesa.

Relacionadas

Leia mais sobre:

22 comentários
  1. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    Como mais uma atitude AMEAÇADORA, de quem está perdendo a batalha, já na 3ª feira Cabral será anunciado pelo bandido de 9 dedos qual o ministério ocupará.
    Prá caracterizar bem a quadrilha, lembrando de alibabá e os 40 ladrões, ainda faltam 3 vagas.

  2. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Se o próprio confessou os próprios crimes, como assim, ele ser “inocente”??? Um dos crimes que confessou, disse que ia à Londres e de lá alugava um carro para ir à Suíça movimentar sua conta( óbvio que não é a única)…. Inocente??? Passava mais tempo viajando que trabalhando, quando confessou, tudo fez sentido…

  3. Mari
    Mari

    Enquanto isso, Cacique Serere continua preso numa penitenciária….

  4. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    Para ser coerente o STF deveria mandar uma guarda de honra recepcionar e homenagear o ladrão recordista deste galinheiro com mais de 400anos de cadeia no lombo mas prefere botar no nosso rabo … alô Sociedade Protetora dos Animais proteja-nos.

    1. Amaury G Feitosa
      Amaury G Feitosa

      PS ….. vi hoje uma postagem de um internauta que dizia que o Brasil finalmente regrediu a 1.500 quando a côrte libera Cabral e prende e escraviza o índio e assim nosso imperador de Xandoland vira capitão do mato e nossa republicana e gloriosa PF a caminho de virar milícia contra o povo … e lá vou eu ainda podendo opinar .. enquanto isto Anchieta escreve poemas à virgem nas praias . é criança não nunca verás um país como este e Olavo Bilac estava certíssimo.

  5. Jose
    Jose

    Corja de vagabundos, com o soltura de todos esses ladroes Da política André do rap nao justifica Marcola Fernandinho beira mar ficarem presos sao todos criminosos do mesmo nível

  6. Gustavo G. Junior
    Gustavo G. Junior

    Esculhambação por esculhambação, vamos lutar pelo PRINC. da EQUIDADE. Marcola, Beira Mar, pedófilos, assassinos de ↑↑ periculosidade sejam soltos. Corruptos……….. , ops, estes últimos já possuem sua graça alcançada ( praticamente plena ! ). 2 leis, 2 medidas

  7. Gustavo G. Junior
    Gustavo G. Junior

    STF pensa no Brasil ? No pobre ? Pq em seu ativismo judicial / político não age contra isso ? Não luta por leis e CPP mais eficientes ? Interesse ? rs

  8. Otacílio Cordeiro Da Silva
    Otacílio Cordeiro Da Silva

    Eu acho que uma pena padrão para crimes não hediondos deveria se de 05 anos por crime, sem nenhuma compensação ou benefício. Cumprido esse prazo, o sujeito voltasse à cadeia por novo crime ou crimes, a pena passaria automaticamente para 10 anos por delito, sem nenhuma compensação ou benefício. Cumprido esse prazo ou prazos, o sujeito voltasse novamente à cadeia, as penas seguiriam essa mesma proporção, e assim sucessivamente. Pelo menos, não sobraria espaço para decisões que pervertem a compreensão do cidadão comum.

  9. Lourival Nascimento
    Lourival Nascimento

    Para surpresa de ninguém, Gilmar Mendes ” encaçapou ” a Lei para livrar mais um ladrão amigo. Não por acaso, ao ser perguntado se o crime compensa no Brasil, o laxante ficou calado, talvez por fazer que a missão que lhe fora dada, seria cumprida.

  10. Mario O. Filho
    Mario O. Filho

    Se ele foi condenado a mais de 400 anos de prisão e está sendo solto pelo STF ( o que não é novidade) significa que temos mais um descondenado pelo STF. Deve haver outra lei imperando no STF, talvez um código Alexandrino. Seria interessante levar esse novo ordenamento jurídico para apreciação do congresso, para validar o estado de exceção em estado de direito.

  11. FRANCISCO DA SILVA COSTA
    FRANCISCO DA SILVA COSTA

    Enquanto o PRESIDENTE defende devotamente as quatro linhas,
    as instituições estão todas funcionando para sabotá-las.

    Para a nação nada, para as quatro linhas tudo.

  12. Luiz Cláudio Valente
    Luiz Cláudio Valente

    Se esse povo tivesse educação,tivesse coragem, não deixava esse sujeito ser solto. Ia pra porta do presídio e não deixava ele sair. Condenado a mais de 400 anos de prisão. É um escárnio com quem tem o mínimo de decência.

  13. Couto Rocha
    Couto Rocha

    O voto de André Mendonça, foi puramente de protesto, já sabedor que o voto de minerva de Gilmar era a favor da soltura. Ora bolas! Já que soltaram todos, solta o último.

  14. REGINALDO G ANDRADE
    REGINALDO G ANDRADE

    Eu sou posso expressar-me, depois de ler uma r. decisão dessa, assim: “QUE COISA”!

  15. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Esta ai mais uma prova de que no Brasil o crime compensa.

  16. Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim
    Moisés Tadeu Cantelmo ibrahim

    Não vamos esquecer que está solto também por conta do voto do André Mendonça!

    1. Daniel
      Daniel

      O Bolsonaro cagou na retranca em indicar esse André Mendonça!!! Terrivelmente Evangélico era o mote !!! Tanta gente boa pra ser indicado e foi escolher logo esse que já está aí fazendo cagadas !! Quando é necessário esmurrar a mesa e peitar o Xandão ele se omite e pra soltar um dos maiores corruptos do País ele age com toda celeridade!!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade