Seis centrais sindicais do país divulgaram nesta quinta-feira, 16, uma nota conjunta na qual condenam as ações dos Estados Unidos para combater o tráfico de drogas da Venezuela. O grupo acusa Washington de adotar medidas que ameaçam a estabilidade da região e pede união dos países latino-americanos em defesa do regime chavista.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Receba nossas atualizações
O documento, intitulado “Defender a paz na Venezuela é proteger a América Latina”, leva a assinatura de Sérgio Nobre (CUT), Miguel Torres (Força Sindical), Ricardo Patah (UGT), Adilson Araújo (CTB), Antonio Neto (CSB) e Nilza Pereira de Almeida (Intersindical).
Manifesto cobra reação do governo brasileiro
As entidades consideram que as recentes ações do governo norte-americano, sob comando de Donald Trump, configuram um “avanço militar injustificável”. O texto cita o envio de bombardeiros B-52, o deslocamento de navios de guerra para o litoral venezuelano e a autorização para que a CIA execute operações secretas na região.
Segundo as centrais, essas medidas repetem práticas usadas pelos Estados Unidos em períodos de tensão global e violam normas internacionais. O manifesto afirma ainda que o discurso norte-americano de defesa da democracia serve como pretexto para recuperar influência política e econômica na América Latina.
“O objetivo é devolver o poder a setores alinhados a Washington, que sempre exploraram o povo venezuelano e buscam eliminar conquistas sociais obtidas nas últimas décadas”, diz o texto. As organizações sindicais pedem que governos da região, especialmente o brasileiro, adotem posição firme contra o que chamam de “avanço imperialista”.
Declarações de Trump ampliam o impasse com a Venezuela
A nota foi divulgada um dia depois de Donald Trump confirmar que autorizou a CIA a executar operações secretas contra a ditadura de Nicolás Maduro. Em entrevista concedida na quarta-feira 15, o presidente norte-americano disse que analisa o envio de tropas à Venezuela, sob a justificativa de intensificar o combate ao narcotráfico.
Trump declarou que o controle naval no Caribe já está consolidado e que novas ações terrestres estão “em avaliação”. O republicano afirmou que embarcações interceptadas transportavam drogas em volume suficiente para causar milhares de mortes por overdose nos EUA.
O republicano também acusou Maduro de comandar o tráfico internacional por meio do grupo conhecido como Cartel de los Soles. Segundo Trump, o regime chavista libertou e enviou criminosos aos Estados Unidos.
Questionado sobre a possibilidade de ter autorizado a execução de Maduro, o presidente norte-americano classificou a pergunta como “sem fundamento”.
Leia também: “Lula condena ação dos EUA na Venezuela: ‘O povo é dono do seu destino'”
Trump avalia ofensiva terrestre contra Venezuela para combater o narcotráfico
John Ratcliffe, ex-diretor de inteligência, é nomeado por Trump para a CIA
Trump escolhe veterana de guerra para comandar a CIA e o FBI
Simples, tira esses vagabundos do ar condicionado e manda para o front.
Quando ouço sindicato , me lembro do comissariado soviético, KGB ,SS, foro de SP,farcs ,PCC e CV .
A organização é a mesma
É simples para entender o apoio dos sindicatos brasileiros ao ditador e narcotraficante, Maduro. A quem eles prestam seus serviços aqui no Brasil? A que partido? A que ideologia? Tudo quem paga é o pagador de impostos.
Sindicatos sinônimo de exploração de trabalhadores não tem moral para nada.