publicidade
Política

Sergio Moro (PL) lidera todos os cenários para o governo do Paraná

O pré-candidato do Partido Liberal aparece com 46% ou mais nas simulações divulgadas pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira, 13

Sérgio Moro governo do Paraná
O senador Sergio Moro (PL) está isolado na primeira posição em intenções de voto ao Poder Executivo do Paraná | Foto: Reprodução/@deputadoguerra

O senador Sergio Moro (PL) aparece na liderança isolada em todos os quatro cenários formulados pelo Paraná Pesquisas para o governo paranaense. O instituto divulgou levantamento nesta segunda-feira, 13.

Na primeira simulação, o pré-candidato do PL tem 46% das intenções de voto, sendo essa a sua menor pontuação. Ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (MDB) soma 19,7% e é seguido de perto pelo deputado estadual Requião Filho (PDT), com 17,7%. Como a margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais, o emedebista e o pedetista estão em condição de empate técnico.

Receba nossas atualizações

Outros três estão tecnicamente empatados no cenário 1: o ex-secretário de Cidades Guto Silva (PSD), o ex-deputado estadual Tony Garcia (Democracia Cristã) e o advogado Luiz França (Missão). Eles têm 3,6%, 1,5% e 0,7%, respectivamente.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Ainda na primeira simulação, a porcentagem de quem declarou voto em branco, nulo ou em nenhum dos pré-candidatos listados é de 6,4%. Enquanto isso, 4,4% não souberam responder ou não quiseram participar.

Governo do Paraná: Sergio Moro tem mais de 50% em outros cenários

Senador Sergio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz da Lava Jato | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Senador pelo Partido Liberal, Sergio Moro é pré-candidato a governador do Paraná | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Sergio Moro também lidera os outros três cenários de primeiro turno para o governo do Paraná. Em dois deles, o senador registra mais de 50% das intenções de voto.

Confira, a seguir, os números das simulações 2, 3 e 4 para o primeiro turno do Poder Executivo paranaense.

  • Cenário 2

Sergio Moro — 52,5%;
Requião Filho — 22,9%;
Nenhum/branco/nulo — 9,2%;
Não sabe/não opinou — 6,4%;
Guto Silva — 5,9%;
Tony Garcia — 2,3%; e
Luiz França — 0,9%.

  • Cenário 3

Moro — 50,9%;
Requião Filho — 22%;
Guto Silva — 11,7%;
Nenhum/branco/nulo — 7,6%;
Não sabe/não opinou — 5,3%;
Tony Garcia — 1,8%; e
Luiz França — 0,7%.

  • Cenário 4

Sergio Moro — 46,8%;
Guto Silva — 21,4%;
Requião Filho — 18%;
Nenhum/branco/nulo — 6,8%;
Não sabe/não opinou — 4,6%;
Tony Garcia — 1,7%; e
Luiz França — 0,7%.

Requião Filho lidera rejeição

requião filho pdt governo do paraná
Deputado estadual, Requião Filho deve ser o nome do PDT para a disputa pelo comando do Palácio Iguaçu na disputa eleitoral deste ano | Foto: Orlando Kissner/Alep

O levantamento também mostra o grau de rejeição dos pré-candidatos ao Palácio Iguaçu. Nesse quesito, Requião Filho ocupa a primeira colocação, com 33,5% dos entrevistados que dizem que não votariam nele. Moro tem 21,7% e é seguido por Greca, com 12,7%, e Curi, 11,6%. Garcia, Silva e França completam a lista de rejeição, com 9,5%, 8,7% e 5,9%, respectivamente. Do total do público consultado, 13,4% disseram que poderiam votar em qualquer um dos sete políticos. Por fim, 13,8% não quiseram participar ou não souberam responder.

Dados do levantamento

Modelo de urna eletrônica usada no sistema eleitoral brasileiro. Na imagem, mostra-se um dedo indicador direito, possivelmente de uma mulher, pois está com esmalte vermelho na unha, em que simula-se o momento final da votação: teclando o botão verde, de 'confirma'
Modelo de urna eletrônica usada no sistema eleitoral brasileiro | Foto: Divulgação/TRE-RN

A fim de mapear as intenções de voto para o governo paranaense, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1,5 mil eleitores em potencial. O trabalho de campo ocorreu de 10 a 12 de abril, em 56 dos 399 municípios do Estado sulista.

De acordo com o instituto, a já mencionada margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. O grau de confiança do material é de 95%.

O levantamento conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O código de acompanhamento é PR-06559/2026.

Leia também: “À caça de influenciadores”, reportagem publicada na Edição 317 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade