Projeto seguirá para publicação no Diário Oficial da União

O governo federal está liberado para comprar doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em parceria com o laboratório AstraZeneca. Isso porque, por meio de votação simbólica realizada na noite desta quinta-feira, 3, o Senado Federal aprovou a medida provisória (MP) que prevê a liberação de crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão ao Ministério da Saúde. Valor esse que deve ser integralmente destinado à aquisição do imunizante contra o novo coronavírus.
Receba nossas atualizações
Leia mais: “Putin ordena início de vacinação em massa na Rússia”
A aprovação no Senado ocorre após a Câmara dos Deputados ter tomado decisão no mesmo sentido. O texto aprovado pelo Congresso Nacional contou com a chancela do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Ainda com status de ministro interino ao editar a medida, em 6 de agosto, ele classificou o projeto de Oxford como o mais avançado no combate ao novo coronavírus. O governo brasileiro conta com acordo que permite transferência de tecnologia e controle de qualidade da substância, parceria que se dá por meio da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro. A expectativa é o país contar, inicialmente, com 100 milhões de doses da vacina.
“Não é uma questão política”
No Senado, Carlos Viana (PSD-MG) foi o relator. Ele analisou a postura adotada até agora pela equipe da Anvisa. De acordo com ele, a agência tem realizado trabalho técnico. “Não é uma questão política”, pontuou o parlamentar. “As iniciativas são bem-vindas. O governo, através da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], já criou um grupo especial para analisar todas as vacinas”, prosseguiu Viana, conforme informa a Agência Senado.
Com a aprovação no Senado, a proposta será encaminhada para publicação no Diário Oficial da União.




































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.