publicidade
Política

Prisão de dirigente faz Paulinho da Força voltar ao comando do Solidariedade

Alvo de operação da Polícia Federal, Eurípedes Gomes de Macedo Júnior se afastou da presidência do partido

paulinho da força - réu por corrupção e lavagem de dinheiro
Deputado federal desde 2007, o líder sindical não foi reeleito em 2022 | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Depois que Eurípedes Gomes Macedo Júnior se entregou à Polícia Federal (PF), neste sábado, 15, o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), até então vice-presidente do partido, assume a presidência da legenda.

Mais cedo, conforme mostrou Oeste, Eurípedes se entregou à Superintendência da PF, em Brasília. Suspeito de comandar um esquema milionário de desvios de recursos dos fundos eleitoral e partidário, ele chegou a ser considerado foragido pela Justiça brasileira — e seu nome passou a constar na lista da Interpol.

Receba nossas atualizações

+ TSE nega pedido de habeas corpus a Paulinho da Força

O dirigente se tornou alvo da PF na última quarta-feira, 12. Na ocasião, a corporação deflagrou a Operação Fundo do Poço. De acordo com as investigações, Macedo Júnior seria protagonista de esquema que seria responsável pelo desvio de R$ 36 milhões.

Com mandado de prisão em aberto, o presidente do Solidariedade passou a ter o status de foragido. “Líder de organização criminosa” foi a forma que a PF o definiu.

+ Leia mais sobre Política em Oeste

Ainda de acordo com as informações, parentes de Macedo Júnior teriam se beneficiado diretamente dos desvios de dinheiro público. Conforme a denúncia, a mulher, a mãe, a cunhada, um primo, filhos e sobrinhos do presidente do Solidariedade viajaram ao exterior partir de recursos desviados dos fundos. O roteiro internacional passou por países como, por exemplo Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Itália, México e República Dominicana.

Quem é Paulinho da Força

Deputado federal desde 2007, o líder sindical não foi reeleito em 2022. Em 2020, Paulinho da Força foi condenado a dez anos e dois meses de reclusão em uma ação penal julgada pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por crime contra o Sistema Financeiro Nacional e pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Em setembro do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo negou o pedido de candidatura de Paulinho com base na Lei da Ficha Limpa. No entanto, após acionar a Suprema Corte, o ex-deputado conseguiu uma liminar para concorrer à Câmara Federal, apesar de não ter conseguido votos suficientes.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. MIGUEL ALEXANDRE
    MIGUEL ALEXANDRE

    Fusão de quadrilhas… por líderes corruPTos seguindo os passos do molusco…

  2. Elias
    Elias

    Só tem bandido na nossa politica!!! Salva uma meia duzia que não tem força nenhuma.
    Lembra tosa de porco…”MUTO GRITO E POUCA LÃ!!!
    Esse paulinho da força, o lula e o vicentinho batiam nos trabalhadores da Pirelli que não aderiam ás greves que eles produziam…Eu ví isso!!!
    Tudo bandido!!! Safado, ladrão, marginal!!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade