publicidade
Política

PL solicita suspensão de ação judicial da suposta tentativa de golpe

O partido deve utilizar a imunidade parlamentar de Alexandre Ramagem (PL-RJ) como estratégia

Jair Bolsonaro (PL) cede entrevista ao Oeste sem Filtro | Foto: Revista Oeste
Jair Bolsonaro cede entrevista ao Oeste sem Filtro | Foto: Revista Oeste

O Partido Liberal (PL) protocolou, nesta terça-feira, 1º, um pedido na Mesa da Câmara dos Deputados para que o plenário delibere sobre a interrupção de uma ação judicial. Esta ação envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus, acusados de uma suposta tentativa de golpe, depois da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais.

Segundo o jornal O Globo, o PL busca utilizar a imunidade parlamentar do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) para tentar suspender o processo. O objetivo é que a suspensão da ação para Ramagem beneficie também todos os acusados na mesma denúncia, segundo o entendimento do partido.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No entanto, de acordo com o Globo, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmam que a suspensão só se aplicaria ao deputado Ramagem e apenas para crimes cometidos depois da sua diplomação. A 1ª Turma do STF já havia decidido por unanimidade receber a denúncia contra Bolsonaro e seus aliados. A suspensão requer o apoio da maioria dos deputados e deve ser pautada em até 45 dias.

PL usa Constituição como base

O pedido de suspensão tem como base o artigo 53 da Constituição, que trata da imunidade parlamentar. Este artigo prevê que, ao receber a denúncia contra um parlamentar, o Supremo deve comunicar ao Legislativo, que decidirá sobre o andamento da ação.

O advogado do PL, Marcelo Bessa, afirmou que a suspensão deveria estender-se a todos os também réus. “Vamos pedir a sustação da ação penal, é uma deliberação para os deputados”, disse.

Leia também: “A farsa do golpe”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 257 da Revista Oeste

Simultaneamente, o PL procura agilizar a tramitação de um projeto de lei que visa a anistiar os acusados de envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), está empenhado em garantir que a urgência desse projeto seja pautada e insiste em que a tramitação não deve passar por comissões especiais nem pela Comissão de Constituição e Justiça.

Leia também:

4 comentários
  1. Osmair Mendonça
    Osmair Mendonça

    Há um bom dilema. Se o STF considera o crime antes da posse do deputado então deveria ser julgado na primeira instância. Se acha que deve ser no STF, então tem que consultar a câmara.

  2. Osmair Mendonça
    Osmair Mendonça

    Há um bom dilema. Se o STF considera o crime antes da posse do deputado então deveria ser julgado na primeira instância. Se acha que deve ser no STF, então tem que consultar a câmara.

  3. MIGUEL ALEXANDRE
    MIGUEL ALEXANDRE

    O verdadeiro golpe foi a farsa da eleição do molusco…

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade