publicidade
Política

Aécio e Temer se reúnem com relator, e PL da Anistia vira 'projeto da dosimetria'

Discussão em São Paulo redefine prioridades do texto e preserva a aplicação das penas aos envolvidos no 8 de janeiro

Aécio Neves, Paulinho da Força e Michel Temer em reunião para articular o projeto da dosimetria - 18/9/2025 | Foto: Reprodução/@AecioNeves/X
Aécio Neves, Paulinho da Força e Michel Temer em reunião para articular o projeto da dosimetria - 18/9/2025 | Foto: Reprodução/@AecioNeves/X

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do Projeto de Lei (PL) da Anistia, reuniu-se nesta quinta-feira, 18, com o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) na residência do ex-presidente Michel Temer, em São Paulo. O encontro teve como foco a discussão do texto que trata da anistia aos envolvidos nos atos do 8 de janeiro.

A reunião também contou com a participação virtual do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Depois do encontro, os políticos anunciaram em vídeo que o projeto terá nova direção.

Receba nossas atualizações

Nesse sentido, o texto deixará de propor o perdão aos envolvidos nas manifestações na Praça dos Três Poderes. Adiante, passará a focar a redução das penas dos condenados pela chamada “trama do golpe”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“O PL em discussão não tratará mais de anistia, já que o STF já se manifestou pela sua inconstitucionalidade”, escreveu Aécio em suas redes sociais. “Mas, sim, da dosimetria das penas aplicadas aos envolvidos, em vários casos consideradas excessivas.”

Temer afirmou que, com a mudança de foco, o projeto passará a se chamar “PL da Dosimetria”. Conforme os políticos, o relator deve discutir com líderes partidários o tempo de pena para os supostos crimes contra a democracia. Eles também devem agendar uma reunião com ministros do Supremo Tribunal Federal nos próximos dias.

“Espera-se que essa nova abordagem possa ter, inclusive, o apoio de membros do Supremo e do próprio Poder Executivo”, concluiu Aécio.

O encontro de ontem gerou reação imediata no meio político. Em sua conta no X, o deputado federal Junior Amaral (PL-MG) criticou a decisão e afirmou que continuará lutando “por justiça até o fim”.

“Comum acordo com o STF?”, interpelou o parlamentar. “Está escancarado agora: para fazer um relatório ou aprovar um PL é preciso pedir autorização a outro poder. Não é à toa que vocês não podem mais sair às ruas tranquilamente. Vamos lutar por justiça até o fim!”

Entenda o PL da Anistia

O PL prevê perdão para quem participou de manifestações de cunho político ou eleitoral desde 30 de outubro de 2022 até a data em que a norma entrar em vigor. O texto ainda inclui na anistia aqueles que ofereceram apoio por meio de doações, serviços, logística ou publicações nas redes sociais.

+ Leia também: “PL da Anistia: o que diz o texto cuja urgência foi aprovada pela Câmara”

O projeto inclui na anistia os crimes ligados à motivação política. Também suspende medidas que restrinjam a liberdade de expressão ou de manifestação, mesmo aquelas já confirmadas por decisão judicial definitiva.

21 comentários
  1. paulo jose do nascimento filho
    paulo jose do nascimento filho

    Nome do trio: o Diabo, o satanás e o demônio. Pode ser só a sigla DSD. Para juntar com STF, PCC, centrão, rede Globo e outros

  2. Luiz Cláudio Valente
    Luiz Cláudio Valente

    Com que autoridade esses três vagabundos, todos pegos em ,digamos assim, situações nada republicanas se reúnem e emitem opiniões sobre o tema mais complicado e comentado do momento. Estão representando quem?

  3. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Não aceitamos esses três ultrapassados velhacos que tem rabo pressão interfira no projeto. Um morto vivo caducando , um denunciado por corrupção e um sem voto , vão se meter por causa de quem ? Do caraca psicopata?

  4. Refletindo internamente
    Refletindo internamente

    Quando for a hora de ir pra rua vandalizar casas de politicos e joga-los em caçambas de lixo alguem me avisa por favor pq ja cansei dessas palhacadas

  5. ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE
    ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE

    Isso é uma piada. Esses caras continuam achando que o Brasil é o quintal deles. O STF cometeu crimes. Precisam ser desfeitos e não apaziguados. Absurdo

  6. Paulo
    Paulo

    Os ministros não aceitam a anistia, uma prerrogativa do congresso, mas vão aceitar que suas sentenças sejam reformadas, como se fossem juizecos de primeira instância? Existe vida inteligente em Brasília? Quem o Temer quer enganar com essa conversa?

    1. Maria Salete da Silva Fracasso
      Maria Salete da Silva Fracasso

      Falantes tudo…..que escândalo jurídico!!!!!

  7. MARIA DE LOURDES FERNANDES CAUDURO
    MARIA DE LOURDES FERNANDES CAUDURO

    Anistia AMPLA GERAL IRRESTRITA é o que nós brasileiros QUEREMOS! Saia da frente establishment! Fora Temer! Fora Aécio! Fora Paulinho corrupto! CHEGA!

  8. Marcio Yukio Katsuki
    Marcio Yukio Katsuki

    Aplicação da Magnistsky será extensa no Brasil. A limpeza será geral!

  9. Reinaldo Martinazzo
    Reinaldo Martinazzo

    Estamos mal arrumados nas mãos desses políticos que só cuidam de interesses próprios.

  10. Antonio Saggese Netto
    Antonio Saggese Netto

    ISSO É VERGONHOSO! PSDB nos ENGANOU durante 40 anos. Agora quer se meter na anistia.
    Que moral tem esse tal de Aécio Neves para tratar desse assunto. Deveria estar escondido, quietinho, para não ser preso pelas coisas que fez.
    Na década de 70, anistiamos, assassinos, sequestradores, ladrões e ladras de banco, e agora querem fazer uma anista mequetrefe, para continuar punindo pessoas por suas opiniões, manifestações, etc. ESSA IDEIA DO PSDB É RIDICULA!

    1. Antonio Saggese Netto
      Antonio Saggese Netto

      ……..continuando, congresso vai discutir a implantação de uma lei com o stf?! A prerrogativa de fazer leis, é só do congresso; segundo a constituição. Se precisa pedir autorização, é melhor fechar o congresso. Fica mais barato para nós. Tenham vergonha deputados e senadores.

    2. Maria Salete da Silva Fracasso
      Maria Salete da Silva Fracasso

      É verdade!!! Estão enterrando as regras do congresso! Agora são dependentes do judiciário!!! Que vergonha!!!

  11. Lucia campos
    Lucia campos

    Inconcebível !!! Aécio ????Temer ???? Brincadeira de pessimo gosto . Já temos representantes . Foraaa esses dois ¥£€%#¥%%#

  12. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    Querem que Bolsonaro morra na cadeia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.