publicidade
Política

PGR marca audiência de Zambelli sobre episódio com apoiador de Lula

Pedido de inquérito contra a parlamentar se sustenta em uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral

carla zambelli arma
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A Procuradoria-Geral da República (PGR) marcou para a próxima quarta-feira, 16, uma audiência com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A oitiva é sobre o episódio que ocorreu em 29 de outubro com um apoiador do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O depoimento da parlamentar deve ser realizado por videoconferência.

“Logo que recebi a notificação, me coloquei a disposição da PGR”, relatou Carla a Oeste. “Sou a mais interessada em elucidar o episódio e provar que agi em legítima defesa, conforme o artigo 25 do Código Penal, e também conforme os artigos 301 e 302, III, do Código de Processo Penal. Tenho embasamento suficiente para comprovar que não cometi nenhum ato ilícito.”

Receba nossas atualizações

Entenda o caso

Em um vídeo publicado em suas redes sociais no dia 29, Carla disse que “um homem negro” a empurrou no chão. “Estava saindo do restaurante e vários homens e uma mulher se aproximaram de mim. Eles me empurraram no chão, me machucaram e me xingaram de prostituta”, declarou a deputada. “Um deles se evadiu, saquei a arma e saí atrás dele armada, e ele pediu desculpas, mas começou a me xingar novamente e tiraram ele (sic) de perto de mim.”

No sábado 5, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a parlamentar prestasse depoimento imediatamente sobre o ocorrido. Mendes atendeu em parte a um pedido da PGR, que defendeu ser necessária uma apuração preliminar dos fatos antes de decidir sobre a investigação.

Assim, o magistrado ordenou que a PGR ouça de forma “imediata” Carla Zambelli. O ministro ainda advertiu que, se o depoimento demorasse a ser feito, as investigações poderão prosseguir à revelia.

O pedido de inquérito contra a parlamentar se sustenta em uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral de setembro de 2022. Trata-se de uma norma que proíbe o transporte de armas por colecionadores, atiradores e caçadores no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas posteriores.

1 comentário
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    Intimar a vítima? E os agressores? Gente humilde (petistas) não é intimada?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade