publicidade
Política

PF mantém perguntas sobre Lulinha em inquérito do INSS

Depoimento de empresária sinalizada como elo financeiro entre o filho de Lula e o Careca do INSS foi mantido mesmo com troca de delegado

Lulinha - gilmar mendes
Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, é um dos filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Reprodução/YouTube/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) manteve a linha de investigação que mira negócios de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, no inquérito sobre desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo com a substituição do delegado que coordenava o caso. Entre as diligências preservadas está o depoimento da empresária Roberta Luchsinger, marcado para o próximo dia 20.

Roberta é investigada sob suspeita de intermediar pagamentos ao filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A oitiva foi determinada ainda em abril, quando o inquérito estava sob responsabilidade da Divisão de Repressão a Crimes Previdenciários da PF.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No início deste mês, a corporação transferiu a investigação para a Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores, ligada à área de combate à corrupção, crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Com isso, o delegado que centralizava a apuração foi substituído.

Filho do presidente Lula da Silva, Lulinha admitiu ter viajado às custas de Careca do INSS | Foto: Reprodução/X
Filho do presidente Lula da Silva, Lulinha admitiu ter viajado às custas de Careca do INSS | Foto: Reprodução/X

A mudança gerou questionamentos entre integrantes da oposição e no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. O delegado afastado do comando acompanhava depoimentos, assinava peças do inquérito e participava de negociações de acordos de colaboração.

A PF sustenta que a alteração não compromete o andamento das investigações. Em nota, a corporação afirmou que a transferência busca “assegurar maior eficiência e continuidade às investigações”, sob o argumento de que a nova estrutura possui atuação permanente em casos complexos com tramitação no STF.

“A transferência foi concebida para assegurar maior eficiência e continuidade às investigações”, informou a PF. Segundo a corporação, a equipe de delegados e agentes foi mantida integralmente.

Careca do INSS: suspeita de ocultação de patrimônio no exterior | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Careca do INSS: suspeita de ocultação de patrimônio no exterior | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Nos depoimentos já realizados, investigadores têm direcionado perguntas sobre a relação de Lulinha com o empresário Antônio Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, apontado pela PF como líder do esquema investigado.

Um dos focos da apuração envolve uma viagem de Lulinha a Portugal custeada pelo empresário. A defesa do filho do presidente afirmou ao STF que a viagem tinha como objetivo prospectar um negócio na área de Cannabis medicinal, que não chegou a ser concretizado.

Os investigadores também pretendem questionar Roberta Luchsinger sobre possíveis negócios entre Lulinha e o Careca do INSS no setor de Cannabis medicinal, segundo apuração do jornal O Estado de S. Paulo. A PF quer esclarecer se houve repasses financeiros ao filho do presidente.

INSS A empresária Roberta Moreira Luchsinger foi alvo da operação Sem Desconto em dezembro de 2025 | Foto: Reprodução/X/@RoLuchsinger
A empresária Roberta Moreira Luchsinger foi alvo da Operação Sem Desconto em dezembro de 2025 | Foto: Reprodução/X/@RoLuchsinger

A própria defesa de Lulinha reconheceu que Roberta foi responsável por apresentar o empresário a ele. Segundo petição encaminhada ao STF, Fábio Luís conheceu Antônio Camilo em 2024 “como um bem-sucedido empresário do mercado farmacêutico”.

“FÁBIO LUÍS jamais firmou qualquer tipo de relação comercial com ANTÔNIO CAMILO, tampouco tinha conhecimento sobre fraudes no INSS ou outras ilegalidades”, afirmou a defesa.

Advogado nega ligação de Lulinha a esquema de fraudes no INSS

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, que representa Lulinha, declarou ao Estadão que seu cliente permanece à disposição das autoridades. “Acho que interessa ao Fábio e a nós todos que esses esclarecimentos sejam feitos quanto antes”, disse. Segundo ele, “não há elementos” que liguem o filho do presidente ao esquema investigado.

A defesa também afirmou que a quebra de sigilo bancário de Lulinha não identificou pagamentos diretos feitos por Antônio Camilo nem por Roberta Luchsinger. Os investigadores seguem analisando movimentações financeiras e dados obtidos por meio de quebra de sigilo telemático.

O ministro do STF André Mendonça, relator do inquérito sobre fraudes no INSS | Foto: Carlos Moura/SCO/STF
O ministro do STF André Mendonça, relator do inquérito sobre fraudes no INSS | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Outro ponto investigado envolve pagamentos de R$ 1,5 milhão feitos pelo Careca do INSS a Roberta Luchsinger por serviços de lobby relacionados a Cannabis medicinal. Um ex-funcionário do empresário afirmou à PF ter ouvido que parte desses recursos seria destinada como “mesada” a Lulinha.

A PF também apura suspeitas de que valores pagos por Roberta tenham beneficiado uma agência de viagens utilizada por Lulinha. A defesa do filho do presidente sustenta que os pagamentos à empresa ocorreram antes da assinatura do contrato entre Roberta e Antônio Camilo.

“Vê-se que a premissa adotada no relatório e vazada à imprensa é absolutamente falsa”, afirmou a defesa em petição enviada ao STF.

Mais de 30 investigados foram intimados para prestar depoimento no caso. Parte deles preferiu permanecer em silêncio. A expectativa da PF é concluir uma primeira etapa do inquérito depois da rodada de oitivas em andamento.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.