publicidade
Política

Paraná Pesquisas no Tocantins: Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio

Instituto apresentou simulações de eventual 2º turno na disputa pela Presidência da República em 2026; levantamento mostra baixa popularidade do petista entre os eleitores tocantinenses

A comitiva de Lula participará de um fórum empresarial em Tóquio | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - tocantins - paraná pesquisas
Numa eventual disputa contra Bolsonaro no segundo turno na disputa pela Presidência da República, Lula ficaria 18 pontos porcentuais atrás do oponente entre o eleitorado tocantinense | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Levantamento de intenções de voto do Paraná Pesquisas com eleitores do Tocantins apresenta más notícias para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme o material desta sexta-feira, 12, no Estado, o petista perderia embates com o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Numa eventual disputa contra Bolsonaro no segundo turno, Lula ficaria mais de 18 pontos porcentuais atrás do oponente entre o eleitorado tocantinense. Enquanto o presidente de honra do Partido Liberal (PL) teria 51,7% das intenções de voto, o membro do Partido dos Trabalhadores (PT) ficaria com 33,2%. Brancos e nulos seriam 8,9%, enquanto 6,3% não souberam ou não quiseram responder.

Receba nossas atualizações

Contra Michelle, a diferença cai um pouco, mas segue ainda em dois dígitos. De acordo com o Paraná Pesquisas, a presidente nacional do PL Mulher alcançaria, se a eleição fosse hoje, 48,9% no Tocantins. O petista, por sua vez, teria 34,6%. Diante desse cenário, 9,8% dos entrevistados formam o grupo de nenhum/branco/nulo. Além disso, 6,8% constam na parte de não souberam/não responderam.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A diferença com Tarcísio é de 9,9 pontos porcentuais. O governador paulista, que integra o quadro de filiados do Republicanos, registra 45,3% — contra 35,4% do eventual oponente pelo PT. Entre os dois como opções para um eventual segundo turno pelo comando do Palácio do Planalto, 12,6% dos eleitores tocantinenses surgem como nenhum/branco/nulo. Por fim, 6,7% não souberam opinar ou não quiser responder.

Desaprovação de Lula no Tocantins é de 59%, indica Paraná Pesquisas

A equipe do Paraná Pesquisas também se propôs a mostrar como os eleitores do Tocantins avaliam o governo Lula. Do total de entrevistados, 59% afirmaram desaprovar a gestão petista. A aprovação, contudo, ficou em em 37,7%. Além disso, 3,3% não souberam ou não quiseram responder.

Leia mais:

Para o levantamento desta sexta-feira, o instituto entrevistou mais de 1,6 mil eleitores em potencial, em 60 municípios tocantinenses. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 5 a 8 de abril.

De acordo com o Paraná Pesquisas, a margem de erro do material é de 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Assim, alega-se que o grau de confiança é de 95%.

Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste

4 comentários
  1. Filipe Drumond Costa
    Filipe Drumond Costa

    A ÚNICA FORMA DESSE MELIANTE GANHAR AS ELEIÇÕES É CALIBRANDO AS MAQUININHAS COMO DA ULTIMA VEZ

  2. Renato Perim
    Renato Perim

    Isso se a eleição fosse de verdade. Nas urnas do barrosão o lula não perde nem dentro de um caixão.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.