publicidade
Política

Padilha vai ser presidente de honra em associação de gigantes chineses

Ministro da Saúde consultou a Comissão de Ética Pública antes de aceitar o cargo na China Hub Brasil

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em reunião de transição com a equipe da pasta
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em reunião de transição com a equipe da pasta | Foto: Rafael Nascimento/MS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aceitou o cargo de “presidente de honra” da China Hub Brasil, associação apoiada por gigantes empresariais chineses. O lançamento oficial, que não atrapalha sua continuidade na pasta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrerá em 14 de março de 2025, em São Paulo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A China Hub Brasil é patrocinada por empresas como Mindray, Tegma, Banco da China e Huawei. A associação visa a fortalecer as relações econômicas e culturais entre Brasil e China.

Padilha, que já confirmou sua presença no evento, consultou a Comissão de Ética Pública antes de aceitar o cargo. O órgão permitiu sua participação, mas não avaliou as empresas envolvidas.

Associação de Padilha quer ser ponte estratégica

Convite de Alexandre Padilha ao evento
Convite de Alexandre Padilha ao evento | Foto: Reprodução/Internet

A China Hub Brasil pretende ser uma ponte entre empresas brasileiras e chinesas, de modo a promover parcerias públicas e privadas. O empresário Youyang Jiang, fundador da associação e secretário-geral da Associação Chinesa do Brasil, já se reuniu com Padilha diversas vezes, inclusive em eventos importantes.

Jiang afirma que a associação não atuará como lobby, mas, sim, em conexões governamentais e empresariais. Ele destaca sua credibilidade de duas décadas no Brasil para atrair parcerias.

Leia mais: “Vacinação contra o otimismo”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 259 da Revista Oeste

A Lei de Conflito de Interesses impede autoridades de influenciarem decisões públicas, mas a Comissão de Ética Pública considerou que o convite foi feito a Padilha como pessoa física.

Funções e financiamento da China Hub Brasil

O estatuto da China Hub Brasil não detalha as funções do “presidente de honra”. No entanto, a Comissão de Ética sugere que Padilha poderá participar de cerimônias e reuniões consultivas. A associação terá financiamento de serviços prestados aos associados, investimentos e venda de ativos.

Leia também: “O Brasil (só) precisa sobreviver a Lula”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 258 da Revista Oeste

Conforme a divulgação, o evento de lançamento marca uma nova fase nas relações Brasil−China, pois promove negócios e cooperação estratégica. Apesar de ainda não ter associados, a China Hub Brasil conta com apoio de empresas como o Bank of China, que oferece crédito no Brasil, e a Huawei, que promove a transformação digital na saúde.

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. André Grossi Dantas
    André Grossi Dantas

    Mindray, empresa chinesa de materiais hospitalares. Coincidência chamarem o ministro da saúde né.

  2. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Os PTralhas vão usar a pista toda nos próximos dois anos.

    1. José Antônio Batalha Zocccoler
      José Antônio Batalha Zocccoler

      Vá mamar em outro lugar….bando

  3. Leonardo de Almeida Queiroz
    Leonardo de Almeida Queiroz

    Convidado como pessoa fisica, que cara de pau! E pq a reportagem nada disse sobre quanto $$$$ o pessoa fisica vai ganhar com essa “presidencia de honra”?

  4. Marcelo Martins
    Marcelo Martins

    “…a associação não atuará como lobby…” ahammm, me engana que eu gosto!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade