publicidade
Política

Padilha exalta discurso de Lula na ONU

O ministro também comentou o encontro entre o petista e Donald Trump nos bastidores da Assembleia

eua onu lula trump pafilha
Padilha, que não esteve presente em Nova York, explicou que esta foi sua primeira reunião com Lula depois do retorno do presidente dos Estados Unidos | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira, 26, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, teve papel fundamental contra o que chamou de “negacionismo”.

“O senhor, na verdade, aplicou uma vacina em toda a Assembleia naquele discurso”, afirmou Padilha. “Uma vacina que impediu qualquer negacionista de brilhar na ONU.”

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O ministro ainda comentou o encontro entre Lula e Donald Trump nos bastidores da Assembleia.

“Não é à toa que rolou uma química, presidente”, disse Padilha. “Não foi só pela sua empatia ou autoridade. O senhor mostrou que o Brasil será respeitado sem baixar a cabeça, sem abrir mão da soberania e sem bater continência para bandeira de outro país.”

Padilha não acompanhou Lula na viagem aos Estados Unidos

No discurso na ONU, Lula defendeu que democracia e soberania são “inegociáveis” e criticou sanções e interferências externas que possam limitar a autonomia nacional.

Padilha, que não esteve presente em Nova York, explicou que esta foi sua primeira reunião com Lula depois do retorno do presidente dos Estados Unidos.

O ministro justificou sua ausência devido às restrições impostas pelo governo norte-americano.

Restrições dos EUA e impacto do programa Mais Médicos

Padilha recebeu visto diplomático dos Estados Unidos, mas teve limitações de circulação restritas a poucos quarteirões da sede da ONU, e também não pôde comparecer ao encontro da Opas em Washington, no fim de setembro.

O governo norte-americano sancionou Padilha em razão do programa Mais Médicos, que ocorreu entre 2013 e 2018 e envolveu contratação de profissionais cubanos, com parte dos pagamentos direcionados ao governo de Cuba.

Leia mais:

Padilha promete investimento em municípios do Espírito Santo

Durante a cerimônia desta sexta-feira, 26, o Ministério da Saúde anunciou R$ 1,6 bilhão em investimentos para 48 municípios da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba.

O evento contou com a participação de outros ministros, como Gleisi Hoffmann, Alexandre Silveira, Jorge Messias, Márcio Macêdo e Macaé Evaristo, além de representantes de movimentos sociais.

Leia também: “A ONU e Lula continuam os mesmos. Trump e o mundo, não!”, artigo de Adalberto Piotto, publicado na Edição 289 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade