publicidade
Política

Oposição critica manobra de Lula para rejeitar relatório da CPI: 'Vergonhosa'

Petista manobrou sua base nos trabalhos para obter a maioria governista para a rejeição de documento; entenda

Da esquerda para a direita, os senadores Hamilton Mourão, Tereza Cristina e Sergio Moro. Eles criticaram ação do governo Lula para rejeitar relatório da CPI do Crime Organizado
Da esquerda para a direita, os senadores Hamilton Mourão, Tereza Cristina e Sergio Moro | Fotos: Divulgação/Senado

A oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à forma como a gestão petista agiu para barrar o relatório final, do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), da CPI do Crime Organizado, no Senado Federal.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O relatório da CPI pedia o indiciamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, por crimes de responsabilidade passíveis de impeachment.

O indiciamento se deu no contexto das investigações do Banco Master. Moraes e Toffoli têm envolvimento direto com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e o banco; Gilmar concedeu liminar para blindar os colegas; e o PGR é acusado por Vieira de omissão na investigação das possíveis condutas indevidas.

A reação contra a manobra de Lula

Nas redes sociais, o senador Sergio Moro (PL-PR) afirmou que Lula manobrou sua base para retirá-lo dos trabalhos e, assim, obter a maioria governista para a rejeição. “Manobra vergonhosa de quem mente ao povo brasileiro”, escreveu o ex-juiz. “Finge ser favorável às investigações, enquanto na realidade é contra.”

Já a senadora Tereza Cristina (PP-MS) disse que, “quando investigações ameaçam quem está no poder, o governo age para abafar”. “Já fez isso com a CPMI do INSS”, escreveu, no X. “Ninguém está acima da lei. Mas é exatamente isso que estamos vendo: o governo impedindo que criminosos sejam punidos.”

No mesmo sentido, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) criticou a ação do governo Lula. “A rejeição do relatório da CPI do Crime Organizado não foi um resultado político, foi uma manobra abjeta”, opinou. “A troca de membros na última hora, para blindar poderosos, desmoraliza o Parlamento e afronta a sociedade. O que se viu hoje não foi votação, foi engenharia para garantir impunidade!”

Manobra de Lula da CPI do Crime Organizado

Fortaleza (CE, 01/04/2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista concedida à TV Cidade (CE), na Sala de eventos do Gran Marquise | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Ricardo Stuckert/PR

A base governista, em uma articulação de última hora, mudou a composição da  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado e conseguiu rejeitar o relatório final, do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), nesta terça-feira, 14. A derrubada do texto ocorreu por 6 votos a 4.

O próprio presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES), se opôs ao texto de Alessandro Vieira, apesar de não votar.

Leia mais: “Hora de partir”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 317 da Revista Oeste

O relatório acabou sendo derrubado da mesma forma que o da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Instituto Nacional do Seguro Social, ou seja, por meio da articulação da base do governo Lula na Casa.

No entanto, desta vez, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), atuou diretamente na derrubada do texto. Pouco antes do início da votação, ele enviou ao presidente da CPI um ofício em que determina as alterações na formação da comissão, que passou a contar com mais parlamentares do PT. 

Veja as mudanças:

  • Marcos Rogério (PL-RO) assumiu o posto de Wellington Fagundes (PL-MT);
  • Esperidião Amin (PP-SC) foi designado suplente;
  • Soraya Thronicke (PSB-MS) assumiu o posto de Jorge Kajuru (PSB-GO);
  • Teresa Leitão (PT-PE) assumiu o posto de Sergio Moro (PL-PR);
  • Beto Faro (PT-BA) assumiu o posto de Marcos do Val (Avante-ES); e
  • Camilo Santana (PT-CE) assumiu o posto de Randolfe Rodrigues (PT-AP).

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.