publicidade
Política

ONG defende investigação de ministro por 17 reuniões com empresa dos irmãos Batista

Alexandre Silveira e diretores do Ministério das Minas e Energia receberam executivos da Âmbar Energia fora da agenda oficial

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira | Foto: Divulgação

A organização não governamental (ONG) Transparência Brasil quer que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, seja investigado por suposta violação da Lei de Conflitos de Interesses.

A declaração, publicada nas redes sociais da organização, acontece na esteira de uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de terça-feira 9 que revelou diversos encontros entre executivos da Âmbar Energia e membros da pasta dentro do Ministério, fora da agenda oficial.

Receba nossas atualizações

“GRAVÍSSIMO”, escreveu a ONG em uma publicação no Twitter/X. “O Min. de Minas e Energia precisa ser investigado por suposta violação da Lei de Conflitos de Interesses, que obriga divulgação de agenda. Os encontros secretos foram seguidos de uma MP que transferiu pra conta de luz dívida bilionária da empresa adquirida pelos Batista.”

Os encontros ocorreram antes da edição da medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 13 de junho que beneficiou um negócio da companhia na área de energia elétrica e repassou o custo para todos os consumidores brasileiros.

O ministério e a Âmbar afirmaram ao jornal O Estado de S. Paulo que não trataram da medida provisória nas conversas, mas também não informam o conteúdo dos encontros.

Encontros de ministro com executivos eram reservados

As reuniões ocorreram entre junho de 2023 e maio deste ano. Os executivos da Âmbar tiveram encontros reservados com o ministro Alexandre Silveira, o secretário-executivo Arthur Cerqueira, o secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, e o ex-secretário-executivo da pasta Efrain Cruz.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A última reunião foi entre Silveira e o presidente da Âmbar, Marcelo Zanatta, no dia 29 de maio, uma semana antes de o texto da medida provisória sair do Ministério de Minas e Energia e ir para a Casa Civil, informou o Estadão.

O chefe da pasta também recebeu o executivo no dia 21 de maio, mas nenhum desses encontros aparece na agenda oficial e pública de Alexandre Silveira.

A medida provisória assinada por Lula prevê recursos para socorrer o caixa da Amazonas Energia e cobre pagamentos que a distribuidora deve fazer para termelétricas compradas pela Âmbar da Eletrobras. Esse dinheiro virá dos consumidores, que serão cobrados na conta de luz por até 15 anos.

Leia também: “Governo Lula edita medida provisória que favorece empresa de energia dos irmãos Batista”

13 comentários
  1. Gustavo G. Junior
    Gustavo G. Junior

    Corte, any body here , cambio , cambio. Any body here ? Ou tb farão ” Nada sei ” , ” Nada vi ” ?

    1. Maria Bernadete Zanini Senff
      Maria Bernadete Zanini Senff

      Enquanto isso a PF do Lula está atrás do cartão de vacina do Bolsonaro. Governo corrupto e intocável, esse sim deveria está sendo investigado por todos os órgãos de investigação.

  2. Leonardo de Almeida Queiroz
    Leonardo de Almeida Queiroz

    Já que a PF está ocupada com um cliente unico e exclusivo, o presidente Bolsonaro, vamos mandar essa investigaçao pro Ibama, que se desvinculou de cuidar das baleias,ou pro Ministerio da Saude, que nao cuida mais das vacinas!

  3. FRANCISCO DE ASSIS AMANCIO
    FRANCISCO DE ASSIS AMANCIO

    A situação atual do braziu é um tanto quanto estranha, vemos uma tentativa desenfreada de tentar sustentar “fofocas” ou “suposições” quanto a um ex-presidente cabendo inclusive alegações estúpidas como “importunação à cetáceo” e silêncio em relação à ações não muito republicanas praticadas por servidores públicos em cargos de destaque que beneficiam empresas e pessoas físicas condenadas e descondenadas.

  4. Daniel BG
    Daniel BG

    Pacheco, você é mais uma vergonha nacional. Cara de pau. Sem caráter. Sem valores. Desengavete os processos de pedido de impeachment de ministros corruptos. Seja homem!

  5. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    são eximios manipuladores de notícias fake, para acobertar o que de fato anda acontecendo.
    na calada da noite fazem tudo o que precisam.
    e o povo fica lendo e vendo notícias sobre venda de jóias ….. (que absurdo)
    podridão no brasil

  6. David S
    David S

    Sabe qdo vai haver esta investigação!?
    Quando o Brasil tomar um banho de vergonha, ou seja nunca. . …

  7. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    o lulladrão (patrão do ministro) ou seus filhos, é ou são sócios ocultos do grupo dos irmãos Batista. Isto sim deve ser investigado.
    não é de hoje que este grupo obtem todos os benefícios governamentais. São, inclusive, poupados e protegidos da Justiça.
    Pobre e Podre Brasil.

  8. Rômulo Eustaquio Braga
    Rômulo Eustaquio Braga

    Escândalos a céu aberto …. nem disfarçam ….. lançam umas notícias de cortinas de fumaça com joias de Bolsonaro ..indícios a Sérgio Reis e Zé Trovão … para poder agirem nessas fraudes e corrupção escancaradas e de sobrar tentar abafar o caso da prisão ilegal de Filipe Martins e os desdobramentos que estao acontecendo que vai desmascarar de vez o Tirano do STF e o consequentemente impeachment desse Ministro por abuso de poder

  9. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    Houve maracutaia numa elétrica venezuelana que ninguém queria e foi comprada pelos irmãos dois dias antes de uma medida provisória favorecedora.
    Na Bolívia a coisa se repete com negócios com gás, tirando Petrobras do negócio.
    Tem caroço nesse angu!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.