publicidade
Política

O 'gabinete do ódio' de Lula

Equipe do PT administra site e centenas de grupos de mensagens que espalham ataques a Bolsonaro e elogios ao presidente

Lula ag brasil
Grupos de WhatsApp do 'gabinete do ódio' de Lula foram formados ainda na campanha eleitoral | Foto: Agência Brasil

Durante quatro anos, petistas e partidos de esquerda acusaram Jair Bolsonaro de manter um “gabinete do ódio”, para supostamente espalhar notícias falsas e acusações infundadas contra os adversários. Bolsonaro e aliados foram incluídos no ainda inconcluso “inquérito das fake news”, instaurado no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Alexandre de Moraes.

Agora, porém, os petistas têm seu próprio “gabinete do ódio”. Reportagem de O Estado de S. Paulo publicada no site do jornal na segunda-feira 24 mostra que a equipe que cuida das páginas pessoais do presidente Lula mantém mobilizada uma rede com centenas de grupos de WhatsApp para “espalhar conteúdos” e “pautas do governo” e atacar Bolsonaro e aliados da direita.

Receba nossas atualizações

Criados na campanha eleitoral, esses grupos de WhatsApp são gerenciados pelo “gabinete” que cuida do site “lula.com.br”, anunciado pelo PT como a página oficial de Lula na internet, antes de ele ser eleito, segundo a reportagem.

No site, os petistas informam que o movimento nas redes reúne mais de 25 mil voluntários que se intitulam como “caçadores de fake news”. O site indica os links para fazer parte de algum dos grupos.

Nesta mensagem, disparada em 29 de março, os grupos petistas afirmam que Bolsonaro cometeu uma série de crimes e pedem “cadeia” para os ex-presidente.

Gabinete do ódio
Mensagem contra Jair Bolsonaro em grupos petistas | Foto: Reprodução/Estadão

Nos grupos pró-Lula também são publicadas dezenas de mensagens para “esclarecer” e desmentir informações negativas sobre o presidente. Um dos exemplos citados pelo Estadão é a declaração de Lula de que o plano do PCC para matar o senador Sergio Moro (União-PR) seria “mais uma armação” do ex-juiz da Lava Jato.

Os grupos do PT criaram, então, os “cinco passos” para esclarecer a “mentira que estão falando de Lula x Moro”.

Mensagem favorável a Lula em grupos petistas | Foto: Reprodução/Estadão

Ao Estadão, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que não cuida do site www.lula.com.br e, por isso, “não tem ingerência sobre a administração do canal, bem como do conteúdo produzido e publicado”. O órgão disse que administra apenas o Twitter oficial do presidente. O PT ainda não se manifestou.

Leia mais sobre:

17 comentários
  1. BALBOA
    BALBOA

    A única certeza deste mundo é que, quando essa turma acusa alguém, são eles que estão fazendo.

  2. Eusebio Henrique Gatti
    Eusebio Henrique Gatti

    Estão transformando o Brasil numa fossa gigantesca. Nunca imaginei que pudessem juntar tanta bosta num mesmo governo . Quando aparece noticias desse governo (executivo, legislativo e judiciario) uso papel higiênico pra limpar meu celular.

  3. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Todo regime Socialista/Comunista possui seu gabinete de ódio aos moldes do Russo Lavrentiy Beria que dizia: “Mostre-me o homem, e eu encontro o crime”.

  4. Sergio Vieira
    Sergio Vieira

    Qualquer semelhança será mera coincidência. Abaixo só indignação seletiva.

  5. Christian
    Christian

    Basta ver o Zero deste governo atual que só endividou o país e ainda não apresentou nenhum projeto que se transforme em dinheiro senão MAIS impostos.
    Eles não tem a pálida ideia do que fazer senão falar mal do antecessor.
    Bolsonaro ainda governará enquanto a vingança do PT continuar.

  6. Maria Bernadete Zanini Senff
    Maria Bernadete Zanini Senff

    E o STF não está interessado em investigar o gabinete do ódio? Há entendi, só o do Bolsonaro interessa pra eles

  7. Ivin
    Ivin

    Esse GABINETE DO ÓDIO é antigo. O verdadeiro.
    Só deram uma repaginada, como o dinheiro do pobres brasileiros.
    Acusaram do que fazem. Método. Até os eleitores diziam ser robôs.
    Só gente honesta e decente.

  8. ch.
    ch.

    OS GENERAIS DAS FFAA TRAIDORES DA PÁTRIA TB APOIAM O “GABINETE DO ÓDIO” CRIADO POR SEUS BANDIDOS DE ESTIMAÇÃO.

  9. Xico Só
    Xico Só

    Ditadores e bandos empoderados tem como estratégia acusar oso outros de seus hediondos crimes e hoje qualquer idiota sabe disto, menos evidentemente algumas coniventes “otoridades” é claro.

  10. Luiz Barros
    Luiz Barros

    Aquela bicha veia do sergio vieira e papagaio desses grupos e vem encher o saco aqui

  11. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    ENQUETE : Quem é o Rei da Mentira e das Fake News ?

  12. José Garcia
    José Garcia

    Enquanto isso, as mentiras vão sendo espalhadas pelos adeptos desse desgoverno sem projeto e sem rumo, e o mais estranho é observar o mais profundo silencio de quem deveria tomar as atitudes pertinentes às fake news, disseminadas pela galera PeTralha !!

    Isso é Brasil !!!

  13. Olga Regina Hadel
    Olga Regina Hadel

    Deixa pra lá. Não iremos reagir mesmo …….. temos o que merecemos e é só o começo.

  14. Felipe
    Felipe

    O que mais tem são contas fake nas redes sociais administradas por petistas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade