publicidade
Política

O desmonte do departamento jurídico da Petrobras

Prates está mudando equipe que fechou acordos com o MPF e que blindou a estatal de futuras ações no caso do Petrolão

petrobras
As mudanças promovidas por Jean Paul Prates alteram a composição do departamento jurídico da companhia | Foto: Foto: Reprodução/Agência Senado

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, indicou para a companhia um executivo associado aos escândalos na estatal na época do Petrolão.

A indicação acontece depois que Prates nomeou para o departamento jurídico o advogado Marcelo Mello. Ele é sócio do ex-diretor Nestor Cerveró em uma offshore usada para camuflar a compra de um duplex no Rio de Janeiro.

Receba nossas atualizações

Já um dos dois gerentes-gerais que Mello escolheu para assessorá-lo, Carlos Borromeu de Andrade, ocupava a mesma função na área internacional e era subordinado a Cerveró.

Na época, a Petrobras fechou o acordo para comprar a Refinaria de Pasadena, por um valor muito maior do que o estimado por consultorias contratadas pela própria companhia. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), o prejuízo da petroleira com a compra da refinaria foi de quase US$ 800 milhões, ou R$ 4 bilhões em valores de hoje.

Além de Borromeu, também vai assessorar Mello no setor jurídico o advogado Sérgio Belerique, funcionário de carreira da companhia. Apenas um dos quatro integrantes do jurídico das gestões anteriores permaneceu, o gerente Braulio Licy Gomes de Mello.

Desmonte da Petrobras

As mudanças aprovadas por Prates estão sendo encaradas na Petrobras como um desmonte do antigo departamento jurídico.

A equipe que acaba de perder seus cargos foi responsável pelos acordos da companhia com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) e com o Ministério Público Federal (MPF).

A colaboração encerrou todas as ações relacionadas ao Petrolão nos EUA e blindou a Petrobras de futuras ações ou litígios no país relacionados ao esquema.

Em troca, a empresa pagou uma multa de R$ 3,6 bilhões, em valores da época, dos quais 80% ao MPF, e cumpriu diversas condicionantes, como a adoção de políticas anticorrupção.

A Petrobras também se habilitou como coautora de ações movidas pelo MPF e a União contra os acusados de corrupção e conseguiu recuperar mais de R$ 6 bilhões.

O antigo jurídico também fechou com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, um acordo que levou à venda de refinarias e ativos de gás natural.

A assinatura dos acordos suspendeu os inquéritos administrativos que apuravam suposto abuso de posição dominante por parte da estatal.

A gestão de Jean Paul Prates, porém, planeja rever esses acordos. A informação foi publicada pela colunista Malu Gaspar no jornal O Globo, nesta quarta-feira, 31.

Ao jornal, a Petrobras afirmou que Borromeu e Belerique “são profissionais dos quadros de carreira da Petrobras, com cerca de 30 anos de experiência, incluindo o exercício de cargos gerenciais”, e que “atendem integralmente aos requisitos profissionais e técnicos necessários para as respectivas posições e assumirão suas funções nos próximos dias”.

Leia mais sobre:

14 comentários
  1. Washington Alencar
    Washington Alencar

    QUE DELÍCIA VOLTAREMOS A ROUBAR E COMPRAR OUTRAS PASSADENA ……ROUBAR ROUBAR ROUBAR ROUBAR ROUBAR ….VOLTAMOS,ASSIM COMO DISSE O VICE: O LADRÃO VOLTA A CENA DO CRIME.
    VAMOS ROUBAR ROUBAR ROUBAR ROUBAR

  2. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    A gestão indica que estão caminhando para um novo abismo.

  3. Romeu José Paludo
    Romeu José Paludo

    Colocando um monte de raposas para guardar o galinheiro. Era esperado. O descondenado sabe que a petroleira consegue faturar 1 bi por hora com combustível, lubrificantes…. E quer uma parte. Acha que tem direito, pois, foi o único presidente que colocou a mão na massa (óleo).

  4. Christian
    Christian

    Caminho se abrindo para uma nova Ladroagem. Nas nossas barbas…

  5. Carlos Brito
    Carlos Brito

    SO UM MILAGRE SALVA ESTA EMPRESA DO LADRÃO CACHACEIRO, COM ESSA ADMINISTRAÇÃO É UMA ANCORA AMARRADA NO PESCOÇO. MILAGRE DE MORRER É CLARO.

  6. carlos
    carlos

    Tem lider desse governo, ou ministro, que foi preso com a cueca lotada de dólares. Vários outros estiveram envolvidos em desvios de dinheiro e corrupção, por si ou por parentes e indicados, e agora estão sendo reabilitados. Depois do episódio vergonhoso que assistimos na reunião do G 7, quando nosso presidente se esquivou de cumprimentar o Zelenski, fingindo que lia algo muito importante, alem dos acontecimentos envolvendo o Maduro aqui em nosso país, nos ultimos dias, nada mais surpreende, negativamente.
    Estamos caminhando a olhos vistos para o fundo do poço e algo precisa ser feito o quanto antes pelo Congresso.

  7. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Seria interessante uma reportagem sobre os que fizeram o L, e que têm um poder intelectual (p/ex. Amoêdo, Doria, turminha do psdb……) para ter noção do que ocorreria no caso da eleição do lula.
    Na minha opinião os eleitores, principalmente do norte, nordeste …foram enganados com as narrativas principalmente com discurso de que a direita era composta de extrema-direita, uma inverdade.

  8. Moacir Nepomuceno Martins Junior
    Moacir Nepomuceno Martins Junior

    Está “preparando o terreno” para cancelar os Acordos de Leniência e, devolver aos corruptores, os valores que foram arrecadados pela Petrobras como compensação pelos prejuízos milionários que teve, fruto dos esquemas de corrupção de que foi vítima durante o Esquema do Petrólão.

  9. BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA
    BEATRIZ DOS SANTOS GOMES SANTANA

    os Petroleiro Alienados do lula-esbórnia se merecem. classificar esse gente de esgoto ainda é pouco, para o lixoooooooooo que são.

  10. Hermes
    Hermes

    Cuide com o que usa, cidadão. Se for crônico, sinto muito.

  11. Hermes
    Hermes

    Ninguém faz nada, ninguém questiona nada. São todos da quadrilha. O JB não podia sequer falar em Petrobras, para não ferir a imagem da empresa no mercado, para não dar prejuízos aos investidores. Agora, podem roubar tudo outra vez e está tudo bem. Vão descapitalizar a empresa e joga-la no lixo mais uma vez

  12. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Sera a volta da raposa para cuidar do galinheiro? Ou dos vampiros para cuidar do banco de sangue?

  13. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Isso mesmo, que se inicie o desmonte dessa empresa o mais rápido possível e aproveitem para levar alguns dólares para o partido e para os próprios bolsos, como foi de início. Isso não [é a volta à cena do crime mas sim, a continuação do plano de desmonte e roubalheira dessa sociedade de economia mista, interrompida nos governos de Michel Temer e Bolsonaro. Então estamos apenas testemunhando uma retomada do assalto à companhia. Como não sou acionista disso daí, pouco me importo com isso.

  14. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Como disse o vice-presidente, criminosos de volta a sena do crime. Esse dirigente usa muito óleo de peroba. Espero que o pessoal de carreira, que dedicaram sua vida a empresa, a proteja desta corja de larápios conhecidos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade