publicidade
Política

'Nova Odebrecht' aceita devolver R$ 660 milhões ao Rio de Janeiro

Este foi o terceiro acordo de leniência assinado pelo Estado do Rio de Janeiro com empresas denunciadas na Lava Jato

Sede da empreiteira Odebrecht; Novonor
Empreiteira Odebrecht, agora chama de Novonor Foto: J.F.Diorio/Estadão Conteúdo

O governo do Rio de Janeiro assinou nesta segunda-feira, 24, um acordo de leniência com a Novonor S.A. (ex-Odebrecht), que institui a devolução de cerca de R$ 660 milhões aos cofres públicos. O montante envolve pagamentos e desistência de cobranças.

Pelo acordo, assinado com a Procuradoria Geral do Estado e a Controladoria Geral do Estado “ao longo dos próximos 23 anos, a empresa pagará ao Estado R$ 330 milhões decorrentes de restituição de lucro e pagamento de multa pelos ilícitos confessados em contratos de obras de infraestrutura no Estado”.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

Entre as obras estão, o PAC Favelas, o Arco Metropolitano, a obra e a concessão do Maracanã, a construção da Linha 4 do Metrô, e obras de reparos dos estragos provocados pelas enchentes dos rios Muriaé e Pomba, no norte e noroeste do Estado.

Além disso, a Novonor desiste da arbitragem que discute a concessão do Maracanã, na qual cobra R$ 330 milhões do Rio de Janeiro por alegados prejuízos.

A empresa também oferecerá provas para anular o contrato da linha 4 do metrô, o que liberará o governo estadual para realizar nova licitação.

A companhia comprometeu-se, ainda, a “apresentar provas contra agentes públicos e privados que ajudarão no combate à corrupção e na recuperação de outros ativos”.

Este foi o terceiro acordo de leniência assinado pelo Estado do Rio de Janeiro com empresas denunciadas nas investigações dos processos da Lava Jato no Rio de Janeiro.

O primeiro, foi celebrado em janeiro do ano passado com a Andrade Gutierrez, envolveu R$ 66,5 milhões. O segundo, em setembro de 2021, com a Carioca Engenharia, que devolverá R$ 132 milhões.

Os três acordos já somam quase um bilhão de reais recuperados. São mais de R$ 500 milhões em dinheiro a serem devolvidos, além de mais de R$ 400 milhões referentes à desistência de ações de cobrança propostas pelas empreiteiras contra o Estado.

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. Cervantes 51
    Cervantes 51

    Uê mas o PT e o Lula não roubaram nada, vão devolver dinheiro, como assim!!
    Digam o que foi que eu Roubei kkkkkkk.

  2. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Isso apenas no governo de Sérgio Cabral… Há décadas junto ao poder de plantão, imaginem o quanto, supostamente, podem ter amealhado…. a boa notícia(para eles), que voltarão à fazer negócio com o poder público novamente. Fica ,elas, por elas…

  3. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Então se aceitam devolver 660 milhões, quanto então que os corruptos do pt levaram?

  4. PCC
    PCC

    Se segundo o STF todo mundo é inocente, o juiz foi parcial e os procuradores um bando moleques, por quê a Odebrecht vai devolver ao Rio está fortuna? São os mistérios da mais alta corte do país que ninguém decifra, ou decifra?

  5. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    E se devolveu o que roubou está aí a prova!!!
    E a imunidade empresarial. Ah, tem tbm a parlamentar!!!
    Não somos um país exemplo ao mundo, e sabemos o porquê.
    Renovação de 1/3 do senado federal este ano. ESTE É O PLANO. Não votemos em progressistas, globalistas e qq vagabundo que fez parte de nosso calvário desde a revolução comunista de 1.988
    E salve Olavo de Carvalho.

    1. jose angelo baracho pires
      jose angelo baracho pires

      É a imunidade empresarial do ramo da construção civil que foi participe do conluio entre os 3 poderes até 2.018.
      A globolixo não tem como devolver? Ou está pagando morrendo à míngua?
      Pelo menos estão os facínoras “mapeados” e rapidamente vão se transfigurando como essa Odebrecht, e dificilmente se adequarão às boas práticas.
      É como o político tradicional brasileiro. Nunca deixará de enxergar o próprio umbigo. Nunca deixará de roubar .
      E aí se agarram aos oportunistas comunistas, progressistas e globalistas facínoras, e doam a nação como forma única de deter poder e vantagens
      MAS SOMOS A PERSISTÊNCIA QUE COMBATE ESSA GANG QUE SE APODEROU DE NOSSA PÁTRIA.
      E viva Olavo de Carvalho.

  6. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Se devolveu é porque roubou. Está aí a prova.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade