publicidade
Política

No Rio, manifestantes pedem 'fora, Moraes'

Ato ocorre na noite desta terça-feira, 5, em frente à Câmara Municipal carioca

brasil nas ruas - ato contra alexandre de moraes no rio de janeiro - Instituto Brasil pela Liberdade
'Fora, Lula' também teve vez em manifestação na Cinelândia — Rio de Janeiro, 5/8/2025 | Foto: Reprodução/X/@ibpl_oficial

A noite desta terça-feira, 5, foi de protesto no Rio de Janeiro. Um grupo se reuniu na Cinelândia, mais precisamente em frente à Câmara Municipal carioca, para cobrar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A manifestação ocorre a partir da convocação feita por políticos da direita. Um deles foi o vereador Rafael Satiê (PL), que marcou presença no ato.

Receba nossas atualizações

“O Rio de Janeiro vai reagir”, afirmou o parlamentar, em stories divulgado em seu perfil no Instagram. “Bora para cima.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Para o protesto, manifestantes levaram faixas contra o integrante do STF. Bandeiras do Brasil, de Israel e dos Estados Unidos foram erguidas, assim como faixas pedindo a queda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

protesto contra moraes no rio
Registro de manifestantes em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro — 5/8/2025 | Foto: Reprodução/Instagram/@rafaelsatie

Moraes determinou prisão preventiva de Bolsonaro

A manifestação contra Moraes ocorre um dia depois de o magistrado determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o ministro do STF, o político teria descumprido medidas cautelares.

Além da repercussão internacional, a prisão domiciliar de Bolsonaro passou a movimentar o cenário político brasileiro. Nesta terça-feira, deputados federais e senadores da oposição ocuparam as mesas diretoras da Câmara e do Senado, respectivamente. Os parlamentares pedem o avanço das propostas pelo impeachment de Moraes e pela anistia aos envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro de 2023.

O movimento por parte da oposição foi alvo de críticas tanto pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), quanto pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Nenhum dos dois se comprometeu a avançar com as demandas opositoras.

Leia também: “O tirano do Brasil”, reportagem de Cristyan Costa e Silvio Navarro publicada na Edição 280 da Revista Oeste

E mais: “Um juiz em campo minado”, por Ana Paula Henkel

3 comentários
  1. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Parabéns a todos pela iniciativa me sinto representado por cada um de vcs 👏👏🇧🇷🇧🇷🇺🇸🇺🇸

  2. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Mais sanções da Lei Global Magnitsky à vista por aqui.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.