publicidade
Política

Nikolas Ferreira solicita informações sobre credencial de Janja para as Olimpíadas

A primeira-dama representará Lula na cerimônia de abertura e vai receber o mesmo tratamento dispensado a chefes de Estado

Montagem - Nikolas Ferreira e Janja Lula da Silva | Foto: Reprodução/Redes sociais
Para o deputado federal, o Brasil não pode ser representado por alguém que não foi eleito | Foto: Reprodução

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou na tarde desta quinta-feira, 25, que irá protocolar um pedido de informações ao Itamaraty sobre a credencial da primeira-dama, Janja, para os Jogos Olímpicos de Paris.

Janja irá representar o presidente Lula na abertura da competição e receberá o mesmo tratamento dispensado a chefes de Estado.

Receba nossas atualizações

De acordo com Nikolas, matérias veiculadas na imprensa ao longo das últimas semanas dão a entender que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi “praticamente forçado” por interlocutores de Janja a fornecer uma credencial de governante para a primeira-dama.

O parlamentar também fará uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) pela investigação de um suposto abuso de autoridade por parte do governo federal. “O Brasil não pode ser representado em um evento oficial por quem não foi eleito pelo povo já basta o uniforme vergonhoso”, disse, em publicação no Twitter/X.

Agenda de Janja em Paris não foi divulgada

Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, condecora a Primeira-Dama, Janja Lula da Silva, com a medalha da Ordem Nacional da Legião de Honra, condecoração dada pelo governo francês, no Palácio do Planalto
Presidente da França, Emmanuel Macron, com a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e o presidente Lula | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Embora a viagem seja oficial, a assessoria de Janja ainda não divulgou sua agenda em Paris durante a abertura dos Jogos Olímpicos.

Leia também: “Ela vai ser ‘bem acolhida’, diz Macron, ao comentar ausência de Lula nos Jogos Olímpicos”

O local de hospedagem de Janja está sendo tratado como segredo de Estado, mesmo que a viagem tenha compromissos públicos.

Sabe-se que ela foi convidada para um jantar oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e uma recepção do presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu.

O único compromisso divulgado por Janja até agora é um encontro com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Luís Fernando Belix
    Luís Fernando Belix

    Como diz Luís Cláudio, filho do Lula: “p#ta oportunista”.

  2. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Hospedagem da janja? Perguntem ao seu segurança particular. Luladrão tu és im corno muito manso .

  3. Ana Cláudia Chaves da Silva
    Ana Cláudia Chaves da Silva

    Como sempre, a esbanja vai ter toda a regalia de chefe de estado (coisa que não é nem nunca será) e vai ficar por isso mesmo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.