publicidade
Política

Nas redes, maioria critica a prisão de Bolsonaro

Ao menos 55% dos internautas não concordam com a decisão de Moraes

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preso desde o último sábado, 22 | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preso desde o último sábado, 22 | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O debate sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro tomou conta das redes sociais desde a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no sábado 22. O monitoramento da empresa de inteligência de dados Brandwatch mostrou que a maioria das publicações nas plataformas digitais se opôs à ordem do magistrado.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Até a última segunda-feira 24, mais de 3 milhões de menções foram registradas. Ao menos 55% delas criticaram a decisão judicial ou manifestaram apoio a Bolsonaro. Uma parcela de 25% classificou a medida como perseguição política ou excesso do STF. Cerca de 15% direcionaram as críticas ao próprio Moraes.

Análise das reações nas redes sociais sobre a prisão de Bolsonaro

Outros números revelam que 10% defenderam a inocência do ex-presidente, enquanto 7% citaram a idade e a saúde. Pedidos de anistia apareceram em 5% das postagens. Em contrapartida, o monitoramento identificou que 40% dos internautas apoiaram a prisão. Cerca de 22% celebraram o episódio como “grande dia”, em referência a uma antiga publicação de Bolsonaro no X.

Em 15% das mensagens favoráveis, a condenação foi vista como punição justa. Mencionaram-se episódios ligados à tornozeleira eletrônica em 18% desses comentários, inclusive relatos do ex-presidente sobre tentativas de danificar o equipamento. Outros 10% citaram a condução da pandemia durante seu governo.

Outro monitoramento feito nas redes sociais, sob condução da empresa de pesquisas Quaest, reforça o apoio a Bolsonaro. O levantamento mostra que 42% das publicações rejeitam a ordem de Moraes. 

Conforme o levantamento da Quaest, 35% apoiam a medida que entrou em vigor no último sábado, como suposta iniciativa cautelar ante a tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica do ex-presidente. Outros 23% adotam postura neutra.

Decisão judicial e desdobramentos

Na terça-feira 25, Moraes determinou que Bolsonaro cumprisse a pena de 27 anos e 3 meses de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

“Determino o cumprimento da pena de Jair Messias Bolsonaro, em regime inicial fechado, da pena privativa de liberdade de 27 anos e três meses, sendo 24 anos e nove meses de reclusão [em regime fechado] e dois anos e seis meses de detenção”, escreveu Moraes.

Leia mais: “O sistema não quer a anistia”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 289 da Revista Oeste

O STF havia informado que não existem mais recursos possíveis contra a condenação. A defesa de Bolsonaro não apresentou embargos até o fim do prazo, às 23h59 da última segunda-feira, 24.

Leia também:

1 comentário
  1. Rosely M G Goeckler
    Rosely M G Goeckler

    Não se pode esquecer dos 3 generais e o Almirante!
    General Heleno possui reconhecimentos únicos! Comandou as tropas de Paz no Haiti
    Braga Neto foi Adido Militar em Washington! interventor na Segurança do Rio durante o governo Temer!
    E ainda temos Ramagem e Torres, profissionais da Polícia Federal dignos!

    Sem contar os pais, mães, avós que estão sendo submetidos a uma perseguição política implacável e Motta e Alcolumbre barram a Anistia!

    É muito triste o q está acontecendo! E revoltante essa Farsa do Golpe! Transitou em Julgado? Nem por isso deixa de ser uma farsa!

    Cadê as imagens do 08/01?

    Anistia para essa gente é somente para assassinos, terroristas, ladrões e seus comparsas!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade