publicidade
Política

MST se instala em rodovia e invade fazenda no norte do Espírito Santo

Militantes tomaram as encostas de estrada que liga os municípios de Boa Esperança e Pinheiros na tarde do sábado 17

Integrantes do grupo invasor se instalaram na encosta para evitar denúncias | Foto: Reprodução/Redes sociais
Integrantes do grupo invasor se instalaram na encosta para evitar denúncias | Foto: Reprodução/Redes sociais

Um grupo de militantes do autointitulado Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se instalou na encosta de uma rodovia e invadiu uma fazenda entre os municípios de Pinheiros e Boa Esperança, no norte do Espírito Santo. A “ocupação” foi iniciada na tarde do sábado 17.

De acordo com fontes ouvidas por Oeste, os integrantes do grupo invasor entraram na fazenda durante o período da madrugada, mas retornaram ao acampamento da encosta ao amanhecer.

Receba nossas atualizações

A estratégia de se instalar em volta das propriedades é aplicada para evitar denúncias de invasão. Até o momento, não houve pronunciamento por parte das autoridades.

A “ocupação” aconteceu na mesma semana em que 40 pessoas invadiram uma fazenda pertencente à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O incidente ocorreu na segunda-feira 12. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), não foi possível confirmar se os invasores tinham ligação com o MST.

A Ufes informou ao portal local Aqui Notícias que não usa mais a fazenda e transferiu a responsabilidade da propriedade para a Prefeitura de São José do Calçado. A prefeitura não respondeu às perguntas.

Líder do MST recebe título de cidadão capixaba no Espírito Santo

No início do mês, um dos membros da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o cientista social João Paulo Rodrigues ganhou o título de cidadão capixaba da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

“O título reconhece o compromisso e a dedicação de João Paulo e tantos outros sem terra com as causas coletivas e o fortalecimento da agricultura familiar e camponesa no combate a fome no Estado do Espírito Santo”, informou o MST nas redes sociais.

A iniciativa do título de cidadão capixaba foi da deputada estadual Iriny Lopes (PT), ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

O líder do MST é um dos responsáveis pelo projeto eleitoral do grupo, que projeta entre 500 e 700 candidaturas eleitorais na eleição de 2024. Rodrigues faz parte da segunda geração do MST, que foi criada em assentamentos. Em entrevistas neste ano, ele cobrou mais abertura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à participação popular.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Christian
    Christian

    São as SAÚVAS do campo. Para se livrar, só com veneno.

  2. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    A isto o triunvirato ditador chama de “função social da terra” ???

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade