publicidade
Política

Moraes proíbe manifestação de deputados na Praça dos Três Poderes

Ministro falou em 'conduta potencialmente criminosa'; durante a madrugada o local foi fechado ao público para evitar novas manifestações

Deputado Hélio Lopes, durante protesto; Praça dos Três Poderes é fechada | Fotos: Reprodução/Redes sociais
Deputado Hélio Lopes, durante protesto; Praça dos Três Poderes é fechada | Fotos: Reprodução/Redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a “remoção imediata e proibição de acesso e permanência” de deputados federais que protestavam contra ele, Moraes, na Praça dos Três Poderes nesta sexta-feira, 26.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A decisão também estabeleceu a proibição da formação de novos acampamentos a um raio de 1 quilômetro da Praça dos Três Poderes, incluindo a Esplanada dos Ministérios e áreas próximas a quartéis das Forças Armadas. Moraes afirmou que a medida buscava evitar episódios semelhantes ao ocorrido em 8 de janeiro de 2023, quando houve invasão aos prédios públicos.

Ainda na noite de sexta, o ministro ameaçou o grupo de deputados — Hélio Lopes (PL-RJ), Sóstenes Cavalcante (PL-AL), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e Rodrigo da Zaeli (PL-MT) — com a prisão caso permanecessem ou voltassem ao local.

  • A) Remoção imediata e proibição de acesso e permanência dos Deputados Federais Hélio Lopes, Sóstenes Cavalcante, Cabo Gilberto Silva, Coronel Chrisóstomo e Rodrigo da Zaeli, assim como de quaisquer outros indivíduos que se encontrem em frente ao Supremo Tribunal Federal participando de possível prática criminosa.
  • B) Prisão em flagrante com base na prática de resistência ou desobediência ao ato de autoridade pública, a fim de garantir a efetividade das probabilidades e a preservação da ordem pública na hipótese de resistência de indivíduos que, mesmo após intimados, insistirem em permanecer na via pública em manifestação de oposição à ordem.

Num despacho complementar, ele também proibiu manifestações e acampamentos num raio de um quilômetro da Praça dos Três Poderes.

“Em complemento a decisão anterior, pelos mesmos fundamentos, para garantir a segurança pública e evitar novos eventos criminosos semelhantes aos atos golpistas ocorridos em 8/1/2023, DETERMINO A PROIBIÇÃO DE QUALQUER ACAMPAMENTO EM UM RAIO DE 1KM DA PRAÇA DOS TRÊS PODERES, ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS E, OBVIAMENTE, EM FRENTE AOS QUARTÉIS DAS FORÇAS ARMADAS.”

A decisão de Moraes atendeu a pedido da Procuradoria Geral da República. O ministro intimou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) para atuar imediatamente contra os deputados por sua conduta “potencialmente criminosa”.

A manifestação pacífica do deputado Hélio Lopes contra Moraes na Praça dos Três Poderes

O protesto começou quando o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) instalou uma barraca no local, usando esparadrapo na boca em protesto contra restrições judiciais a Jair Bolsonaro. Moraes proibiu o ex-presidente de dar entrevistas que sejam compartilhadas por terceiros nas redes sociais. Então, os colegas do PL aderiram ao protesto.

Helio Lopes é confrontado pela PMDF durante protesto | Foto: X/Reprodução
Helio Lopes é confrontado pela PMDF durante protesto | Foto: X/Reprodução

Ibaneis Rocha foi pessoalmente à praça para negociar a retirada dos deputados. Assim que concordaram em remover as barracas e se deslocar para outro ponto da Esplanada, foram informados de novo despacho proibindo acampamentos no raio determinado por Moraes. Durante a conversa, o governador admitiu desconforto: “Eu não concordo com as coisas que estão acontecendo”, disse o governador, segundo o Estadão.

Praça foi fechada

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, mencionou o risco de repetição do 8 de janeiro para justificar a retirada dos deputados.

A Polícia Militar interditou o acesso de veículos à praça, onde ficam os edifícios do Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto. O entorno do STF teve reforço de barreiras ainda na noite de sexta-feira.

Depois de desmontar a barraca, Coronel Chrisóstomo declarou: “Nossa luta é pela liberdade. Não temos mais tempo. De poder falar, liberdade ao nosso grande líder Bolsonaro, e queremos votar o PL da anistia. É tudo que queremos”.

Hélio Lopes também se manifestou. Ele reiterou o caráter pacífico de sua manifestação e lembrou que a Constituição Federal permite manifestações.

“1. Nossa manifestação é pacífica, amparada nos artigos 5º, 53 e 1º da Constituição Federal. 2. Estamos no exercício pleno do nosso mandato e não violamos qualquer norma legal. 3. Não aceitamos intimidações ou retaliações institucionais contra um protesto legítimo, silencioso e simbólico”, escreveu.

Leia mais sobre:

10 comentários
  1. Roberto Lopes Bezerra
    Roberto Lopes Bezerra

    Está proibido a livre manifestação? Parabéns aos envolvidos!

  2. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Se aos esquerdopatas ainda faltava algo pra escancarar o DITADOR está ai a prova física real !
    MAGANITSKY nesse FDP !

  3. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Alexandre de Moraes, pirou de vez.Como se sente o Imperador do Brasil, agora está com fobia de manifestações.

  4. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Ele deve acampar a 1001 metros… só para ver o que dá.

  5. CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA
    CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA

    Fica difícil comentar sobre os “feitos” de Alexandre de Moraes sem usar o chulo, o indecoroso. É inacreditável que o Congresso, especialmente os presidentes do Senado e da Câmara nada façam em relação a esse elemento que defeca todos os dias na cabeça dos deputados e senadores. É surreal, é patética a situação que demonstra absoluta omissão por pura covardia e rabo preso pela corrupção.

  6. Raul Fernando Iserhard
    Raul Fernando Iserhard

    O novo dono de Brasília, não respeita sequer a própria constituição. Esses assomos totalitários encaminham para problemas maiores.

  7. paulo jose do nascimento filho
    paulo jose do nascimento filho

    Gulag aqui e agora, para concluir o ciclo

  8. Carlos Soares
    Carlos Soares

    Se a dita sabatina no senado para analisar a admissão de mynyztrus do çüpręmu fosse minimamente séria e criteriosa, não teríamos essa atual composição do çüpręmu.
    E a “parceria” contra a solução disso continuou e continua com Davi Pacheco e Rodrigo Alcolumbre. Ou seria Rodrigo Pacheco e Davi Alcolumbre? Tanto faz, está “tudo junto e misturado”.

  9. ELIAS
    ELIAS

    O Ditador tomou gosto pelo trono do autoritarismo. Quem irá removê-lo? Quando? Como?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade