publicidade
Política

‘Moraes pratica arbitrariedades e escolhe alvos’, diz Deltan Dallagnol

O ex-procurador da República comentou o escândalo 'Vaza Toga'

Deltan Dallagnol no Oeste Sem Filtro
Deltan Dallagnol participou do programa Oeste Sem Filtro | Foto: Thiago Vieira/Revista Oeste

O ex-procurador da República e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) acusou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de praticar arbitrariedades e escolher alvos para investigar. Ele deu a declaração durante entrevista ao programa Oeste Sem Filtro, nesta quinta-feira, 22.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“A ‘Vaza Toga’ mostrou, por exemplo, que havia vários posts sobre um evento em Nova York e ele decidiu investigar especificamente a Carla Zambelli e o Alan dos Santos”, observou Deltan Dallagnol. “Ele não disse: ‘Veja quais posts são criminosos’. Isso mostra direcionamento, escolha de alvos. Ele partia das pessoas para buscar fatos, o que é uma perseguição política.”

O jornal Folha de S.Paulo divulgou, na última semana, mensagens em que Alexandre de Moraes pedia que assessores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investigassem alvos de inquéritos do STF. Juristas veem a atuação como ilegal, e a ação ficou conhecida como “Vaza Toga”.

O nome do escândalo faz alusão ao “Vaza Jato”, que divulgou trocas de mensagens entre Deltan Dallagnol e o ex-juiz Sergio Moro, no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-procurador explicou a diferença entre as atuações.

Leia também: “Juízes sem juízo”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 230 da Revista Oeste

“Os próprios assessores confessam que a atuação com Moraes era errada”, disse Dallagnol. “No caso da Lava Jato, eram 11 a 20 procuradores independentes atuando. Na ‘Vaza Toga’, você tem duas pessoas hierarquicamente submetidas a Moraes. É uma visão de mundo, é uma ideologia, uma cabeça só.”

Deltan Dallagnol critica Alexandre de Moraes

Deltan no Oeste Sem Filtro
O programa Oeste Sem Filtro é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 17h45 | Foto: Thiago Vieira/Revista Oeste

Durante o Oeste Sem Filtro, Deltan Dallagnol criticou o uso ilegal do TSE por Alexandre de Moraes e as aberturas de inquéritos pelo ministro. O ex-procurador destacou que muitos dos investigados pelo magistrado não possuem foro privilegiado, ou seja, o STF não deveria julgá-los.

“Temos ainda o fato de que Moraes atuava de três em um: era investigador policial, acusador — porque pedia para o órgão de combate à desinformação, que não tinha atribuição para isso, para demandar ele —, e então decidia, como se fosse imparcial”, explicou Dallagnol. “Ou seja, atuava como investigador, acusador e julgador.”

Confira a entrevista completa do ex-procurador Deltan Dallagnol ao Oeste Sem Filtro no canal da Revista Oeste no YouTube . O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 17h45.

Leia também:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade