publicidade
Política

Moraes nega prisão domiciliar a Bolsonaro

O ex-presidente foi preso preventivamente neste sábado, 22; ele está na Superintendência da PF em Brasília

jair bolsonaro 6
O ex-presidente Jair Bolsonaro ao chegar para depoimento na 1ª turma do Supremo Tribunal Federal — Brasília (DF), 10/6/2025 | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido de prisão domiciliar apresentado pela defesa de Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi preso preventivamente e levado à Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, na manhã deste sábado, 22.

“Diante da decretação da prisão preventiva do réu JAIR MESSIAS BOLSONARO, nos termos do art. 21, IX, do Regimento Interno do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, JULGO PREJUDICADOS os pedidos de concessão de prisão domiciliar humanitária e autorização de visitas formulados em 21/11/2025”, escreveu Moraes.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Bolsonaro passou mais de cem dias em prisão domiciliar. Ele foi preso em 4 de agosto, antes da condenação a 27 anos e três meses de prisão pela 1ª Turma do STF, por decisão de Alexandre de Moraes. Em 4 de agosto, o ministro anunciou a decisão ao alegar que o ex-presidente descumpriu medidas cautelares impostas no âmbito da Petição 14.129.

jair bolsonaro 11
Ex-presidente da República e atual presidente de honra do Partido Liberal, Jair Bolsonaro passa a cumprir prisão preventiva na Superintendência da Polícia Federal em Brasília | Foto: Reprodução/Site oficial do PL

De lá para cá, mesmo sem condenação, Bolsonaro cumpre recolhimento em sua casa, em Brasília, sem poder receber visitas — salvo advogados e pessoas autorizadas pelo STF. Ele ficou proibido de usar celular, direta ou indiretamente, e não pode se manifestar por nenhum meio, inclusive em redes sociais operadas por terceiros.

Moraes alega risco de fuga de Bolsonaro como fundamento para prisão

Moraes avaliou que havia risco de fuga de Bolsonaro ao determinar a prisão preventiva. A decisão diz que o ex-presidente poderia facilmente chegar ao Setor de Embaixadas Sul, em Brasília. O ministro disse ainda que o ex-chefe do Executivo tentou romper a tornozeleira eletrônica.

O magistrado do STF também justificou o mandado em razão da vigília que ocorreria em frente ao condomínio de Bolsonaro em Brasília. A vigília foi convocada pelo filho Flávio Bolsonaro, senador pelo PL do Rio de Janeiro. O parlamentar pediu que apoiadores rezassem pela saúde do pai.

1 comentário
  1. Carlos Soares
    Carlos Soares

    Está ficando escancarada a vontade dos donos do poder de provocar a morte de Bolsonaro com a cínica possibilidade de justificar como “mal súbito”.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade