publicidade
Política

Moraes é sorteado relator de ações contra a Lei da Dosimetria

Dois processos foram protocolados no mesmo dia em que a norma começou a ter validade

O ministro do STF Alexandre de Moraes | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasi
Ministro é relator de ações que condenaram centenas pelo 8 de janeiro | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado nesta sexta-feira, 8, como relator das ações contra a chamada Lei da Dosimetria (Lei 15.402/2026).

A Corte recebeu hoje, no mesmo dia em que a norma foi promulgada, duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) contra a nova legislação.

Receba nossas atualizações

Os processos foram protocolados pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela Federação Psol-Rede. Nas ADIs, a entidade e o grupo político questionam a validade dos dispositivos da norma.

+ Entenda o que é Política em Oeste

A legislação, que entrou em vigor hoje, alterou dispositivos da Lei de Execução Penal e do Código Penal para inserir novas regras de progressão de regime e remição da pena a condenados pelo 8 de janeiro. A norma prevê a alterações para delitos praticados em contexto de multidão.

Moraes também é relator das ações que resultaram em centenas de condenações de pessoas envolvidas nos atos do 8 de janeiro de 2023.

Leia também: “Alcolumbre promulga Lei da Dosimetria”

Nas ações, as partes autoras argumentam que a norma viola o princípio constitucional da individualização da pena. Alegam que a Constituição exige que a sanção penal considere a gravidade concreta da conduta e as circunstâncias pessoais do réu, vedando que o legislador estabeleça mecanismos automáticos de execução penal.

A ABI e a federação pedem a suspensão liminar da lei até o julgamento do caso em plenário.

Moraes dá despachos sobre a Lei da Dosimetria

O sistema do STF sorteou Moraes, inicialmente, como relator da ação ajuizada pela ABI. Depois, quando a federação entrou com outro processo, o ministro também recebeu a distribuição por prevenção (quando o processo trata do mesmo assunto).

O ministro deu despachos pedindo manifestação do Congresso Nacional, no prazo de cinco dias. Na sequência, solicitou também a manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Procuradoria-Geral da República (PGR), ambos no prazo de três dias. 

Como representa o governo federal, que vetou integralmente a norma, a expectativa é que a AGU se manifeste pela procedência das ações.

Leia também: “Presidente do PT afirma que vai recorrer à Justiça contra Lei da Dosimetria”

9 comentários
  1. Marçal Henrique Rossetto Cavallari
    Marçal Henrique Rossetto Cavallari

    Alexandre, que expediu mandado de prisão, condenou de baciada centenas de brasileiros a penas exorbitantes, julgara a Lei da Dosimetria, aprovada pelo Congrsso. É isso mesmo?

  2. Carlos Augusto Olivé Malhadas
    Carlos Augusto Olivé Malhadas

    claro que foi pra ele, por força do sistema de distribuição que o Barroso não deixou investigar!
    Xandão tinha que ser considerado impedido e nem participar do sorteio, como funciona em democracias que sabemos existir em outros países.

  3. Carlos Soares
    Carlos Soares

    Em outras palavras: a lei será derrubada. Congresso prá quê?

  4. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Logo o careca do master?.. Não tem sorteio nenhum é tudo armação feita pelas quadrilha de sempre. E esse careca não vai devolver o dinheiro que pegou do master??

    1. Carlos Soares
      Carlos Soares

      Ah, tadinha da família. Dos 129 milhões só receberam 82 milhões. Será que vão ser indenizados?

  5. Ralph Rosário Solimeo
    Ralph Rosário Solimeo

    Mais uma das coincidências que acontecem no STF.

  6. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    mas a lei está valendo até decisão do tribunal, né?

  7. Sergio Hora
    Sergio Hora

    Fachin, Fux, Carmen Lúcia…nunca são sorteados.
    Coincidência, não?!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.