O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que Darren Beattie, assessor do presidente dos EUA, Donald Trump, visite o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, em Brasília.
Segundo a decisão de Moraes, a visita deverá ocorrer na quarta-feira, 18, entre 8h e 10h.
Receba nossas atualizações
O pedido da defesa do ex-presidente solicitava uma exceção para antecipar o encontro para sábado 16 ou domingo 17, o que fugiria das datas habituais de visitas, normalmente marcadas para quartas-feiras e sábados.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Moraes justificou que não há respaldo legal para alterar dias de visitação em caráter individual, pois os visitantes precisam seguir as regras do sistema prisional.
O ministro afirmou que tal medida visa a manter a organização e a segurança no local.
Beattie poderá levar um intérprete, desde que comunique previamente sua presença.
Darren Beattie já criticou Moraes publicamente, ao chamá-lo de “principal arquiteto da censura e perseguição a Bolsonaro”.
Leia mais:
Contexto internacional e repercussões
O assessor de Trump estará no Brasil na próxima semana e tem participação prevista em um evento sobre minerais críticos em São Paulo na quarta-feira 18.
A visita ocorre em meio ao debate nos EUA sobre classificar grupos brasileiros como o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras, algo que preocupa o governo Lula.
Em 2025, Beattie criticou, em rede social, a atuação de Moraes no julgamento de Bolsonaro e de seus aliados.
Leia também: “A linguagem que os tiranos entendem”, artigo de Ana Paula Henkel, publicado na Edição 312 da Revista Oeste
O processo que levou à condenação do ex-presidente foi relatado por Moraes e decidido pela 1ª Turma do STF.
Os EUA chegaram a sancionar Moraes, acusando-o de autorizar detenções preventivas sem respaldo legal e de suprimir a liberdade de expressão.
Pelas redes sociais, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu ao presidente Donald Trump, ao secretário de Estado, Marco Rubio, e a Darren Beattie pela “consideração”.
Eduardo, sobre nomeação de Fábio Shor: ‘Moraes chama seu cachorrinho para seu gabinete’
Moraes autoriza visitas de Carol De Toni e governador de SC a Bolsonaro
Moraes precisa renunciar, afirma Flávio Bolsonaro
Medinho do arrombado.