publicidade
Política

Ministro de Lula compara Hamas a Mandela

Paulo Pimenta sugere que o grupo terrorista poderia participar de um governo democrático da Palestina

8 de janeiro | Ministro Paulo Pimenta, no programa Roda Viva | Foto: Reprodução/TV Cultura
Ministro Paulo Pimenta, no programa Roda Viva: 'Já vivemos situações em que o Nelson Mandela ficou 27 anos na cadeia acusado de terrorismo e se tornou uma das maiores lideranças do século 20' | Foto: Reprodução/YouTube/Roda Viva

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), sugeriu que o grupo terrorista Hamas poderá integrar um futuro e eventual governo democrático na Palestina e citou o líder sul-africano Nelson Mandela para falar dos terroristas que atacaram Israel.

+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.

Receba nossas atualizações

As declarações foram feitas durante o programa Roda Vida, da TV Cultura, na segunda-feira 23, quando foi questionado sobre o prefácio de um livro publicado no Brasil em março, escrito por Celso Amorim, assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Amorim disse que o Hamas poderia desempenhar um “papel central” na “restauração dos direitos palestinos”.

Afirmando desconhecer o contexto em que o prefácio foi escrito, Pimenta disse que o futuro do Hamas deve ser decidido pelos palestinos.

Lula ataca Israel: ‘Resposta insana’ contra o Hamas

Ao mesmo tempo em que afirmou que o “Hamas deve ser responsabilizado pelo que ele fez” disse que “vivemos situações no mundo em que o IRA era considerado terrorista e hoje faz parte do governo do Reino Unido. Já vivemos situações em que o Nelson Mandela ficou 27 anos na cadeia acusado de terrorismo e se tornou uma das maiores lideranças, um dos maiores estadistas do século 20”. A declaração está a partir de 1h48.

Esquerda defende ‘causa palestina’ e ataca Israel

Desde o ataque terrorista contra Israel, em 7 de outubro, o governo Lula tem evitado se referir ao Hamas como terrorista, sob a justificativa de que a Organização das Nações Unidas (ONU) não classificou o ajuntamento como terrorista. Entretanto, o governo é soberano e não precisa do aval de nenhum organismo internacional para considerar como terrorista um grupo que comete atrocidades.

hamas
Grupo se reúne para manifestar apoio à Palestina e atacar Israel – 10/10/2023 | Foto: Reprodução

Nessas duas semanas, dezenas de manifestações em favor da Palestina e com críticas a Israel foram realizadas por partidos e entidades de esquerda no Brasil. As críticas a Israel, que respondeu ao ataque-surpresa que deixou cerca de 1,4 mil civis mortos, também se tornaram comuns nas redes sociais.

A conselheira da Itaipu Binacional, Gleide Andrade, disse que “Israel nem merece ser Estado” e o jornalista Hélio Doyle foi demitido da presidência da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) depois de compartilhar uma postagem ofensiva a Israel. 

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Bruno Thiago Souza de Lima
    Bruno Thiago Souza de Lima

    A boca desses safados é falar em democracia, nunca foram democráticos em nada, todos sabem que o plano dessa corja que é um câncer é se manter no poder perpetuamente e enfiar a “democracia relativa” deles, goela abaixo dos brasileiros.

  2. Eraldo Fonseca
    Eraldo Fonseca

    Coitado deste petista (ptonto) que se declara um ignorante em matéria da história política mundial e se acha no direito de falar imundícies para a imprensa. Roda Vida virou isso, um lixo de programa que gosta de transmitir desinformação. Enquanto isso a China se posicionou favorável a que Israel tem todo o direito de se defender da escória TERRORISTA do Hamas.

  3. VERA LUCIA ESCOBAR ARCHILLA
    VERA LUCIA ESCOBAR ARCHILLA

    Pessoa sem cultura nenhuma!
    Ridículo!

  4. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Apenas um ignorantão falando inconsequentemente

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.