publicidade
Política

Ministério Público Federal pede que novo RG tenha 'nome social' e elimine o campo 'sexo'

O órgão quer evitar 'constrangimentos'

clínica nega tratamento paciente trans 2
O governo, no entanto, alegou que a mudança causaria lesão à ordem e à economia públicas | Foto: Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a retirada do campo “sexo” da nova carteira de identidade nacional, também conhecida como novo RG. Em recurso enviado em 8 de julho ao desembargador-presidente do Tribunal Regional da 1ª Região, João Batista Moreira, o órgão ainda solicitou a unificação do campo “nome” — sem a distinção entre o nome social e o nome de registro civil.

Os dois pedidos do MPF contrariam as medidas estabelecidas pelo governo federal em 2022.

Receba nossas atualizações

A procuradora Michele Rangel Bastos afirmou que a modificação do novo RG visa a “evitar constrangimentos” e a respeitar a identidade de gênero das pessoas trans.

O governo, no entanto, alegou que a mudança causaria lesão à ordem e à economia públicas, apesar de ter concordado com a alteração do layout anteriormente em três ocasiões.

Os problemas do novo RG

“O documento expedido pela própria União consta expressamente que ‘não se visualiza impacto orçamentário e financeiro para a alteração em questão'”, destacou a procuradora ao jornal Gazeta do Povo. “Os procedimentos de emissão da carteira de identidade nacional vão se manter, apenas com adequação do layout ao previsto na presente alteração.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O MPF ressaltou que “muitos avanços” para a população trans no Brasil resultaram de decisões judiciais que corrigiram omissões de outros Poderes.

A ação começou em janeiro, quando o MPF no Acre solicitou a unificação do campo “nome”, sem distinção entre social e registro civil. Além disso, o órgão pediu a exclusão do campo “sexo” nos cadastros federais.

Histórico da ação judicial sobre população trans

O procurador Lucas Costa Almeida Dias argumentou que as regras atuais desrespeitam o direito ao nome social de pessoas trans.

Para ele, isso causa constrangimentos à população LGBT ao priorizar o nome de registro civil e o sexo biológico em documentos e sistemas governamentais.

Em 28 de maio, o juiz Mateus Pontalti da 13ª Vara Federal Cível de Brasília concedeu a liminar ao MPF.

Contudo, a União recorreu ao TRF1 e alegou lesão à ordem pública e econômica. O presidente da Corte, desembargador federal João Batista Moreira, suspendeu a liminar.

Em resposta, a Procuradoria Regional da República da 1ª Região apresentou um recurso contra essa decisão para restabelecer a liminar. O recurso continua em trâmite, no aguardo da decisão do TRF1.

“Justiça de Mato Grosso do Sul nega pedido de ONG para crianças trans

Leia mais:

Leia mais sobre:

10 comentários
  1. Jarlan Barroso Botelho
    Jarlan Barroso Botelho

    Será que o MPF não tem nada melhor para fazer? Que tal eles voltarem a compbater a corrupção?

  2. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Se o nome é fantasia e o sexo não consta, essa carteira identifica o que.

  3. Thales Eduardo Piantino Silva
    Thales Eduardo Piantino Silva

    Como “evitar constrangimento”. Se o individuo quer assumir, por que esconder? Mais uma vez a minoria (felizmente) quer ditar normas para a maioria. Se é homem ou mulher nao tem que esconder. Se escolheu uma vida diferente que assuma. E ainda ha ibope para uma bobagem destas. Nao é desrespeito nem deveria ser contrangedor ser o que é ou escolheu estar.

    1. Iramar Benigno Albert Júnior
      Iramar Benigno Albert Júnior

      Parabéns pelo comentário. Iria escrever exatamente nesse sentido. Simples assim.

  4. Cláudio Moreira Vicente
    Cláudio Moreira Vicente

    Senadores e Deputados, isso tem que ser barrado totalmente e excluído para nunca mais entrar em votação.

  5. Valéria Cristina de Cantanhêdes Corrêa Alves
    Valéria Cristina de Cantanhêdes Corrêa Alves

    Esse é o “fiscal da lei” formado nas universidades brasileiras. Ideologia acima lei e direitos acima dos deveres. São inteligentes. Plantaram sementes na década de 50 e agora todos nós estamos “colhendo” os frutos.

  6. Christian
    Christian

    Será que o Ministério público não tem mais nada a fazer ?
    A esta altura, só para ter uma ideia, o Ministério acordou após mais de 3 ANOS…
    Super hibernação.

  7. celso henrique bizerra garcia de figueiredo
    celso henrique bizerra garcia de figueiredo

    O que esses CANALHAS pensam que são. Esses vagabundos querem interferir em tudo.

  8. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Que lamentável essa esquerda maldita se infiltrando em órgãos públicos .

  9. José Assini Perdomo
    José Assini Perdomo

    Inteligentíssimo. Aí o cidadão da entrada em um PS e o médico não tem ideia prévia dos órgãos internos que vai encontrar. Parabéns aos idealizadores … Só que não.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade