O instituto Paraná Pesquisas divulgou levantamento na última quinta-feira, 28, onde mensurou as intenções de voto de nomes apontados como possíveis sucessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível. Foram apresentados cenários em uma eleição contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2026.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), aparecem com melhor colocação em um eventual pleito. Eles, contudo, perdem para Lula no cenário-base da pesquisa.
Quando os eleitores são informados que Michelle e Tarcísio teriam apoio explícito de Bolsonaro, eles empatam tecnicamente com o atual presidente da República. Também foram testados na pesquisa os nomes dos governadores Ratinho Júnior (PSD), Paraná; Romeu Zema (Novo), Minas Gerais; e Ronaldo Caiado (União), Goiás. Além disso, houve a inclusão dos nomes dos senadores Tereza Cristina (PP-MS) e Ciro Nogueira (PP-PI).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Embora Bolsonaro esteja inelegível, o Paraná Pesquisas também testou um cenário eleitoral estimulado, no qual o ex-presidente aparece numericamente à frente, com 37,1% das intenções de voto, mas empatado tecnicamente com Lula, com 35,3%. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.
Na sequência estão o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), com 7,5% das intenções de voto; a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), com 6,1%; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), 1,8%. Os que disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados foram 8%, enquanto 4,2% não soube ou não respondeu.
O levantamento foi realizado de 18 e 22 de março pelo instituto, que entrevistou pessoalmente 2.024 eleitores em 162 municípios em todo o Brasil. O nível de confiança é de 95%.
Cenários de eventuais disputas contra Lula
- Michelle Bolsonaro
A ex-primeira-dama é a que apresenta o melhor desempenho como herdeira política de Bolsonaro contra Lula. Michelle aparece com 30,9% das intenções de voto, enquanto o petista lidera com 36%. Os demais nomes oscilam, mas a ordem não é alterada: Ciro, Tebet e Leite.
Leia mais:
A pesquisa também mensurou o desempenho dela com o apoio explícito de Bolsonaro. Nesse cenário, Michelle alcança 43,4% e empata tecnicamente com Lula, que tem 44,5%. Não há outros nomes testados neste cenário com o apoio do ex-presidente.
- Tarcísio de Freitas
O governador paulista surge com uma distância maior de Lula. Segundo o levantamento, Tarcísio tem 23,3% contra 36,2% do presidente. Porém, assim como Michelle Bolsonaro, empata tecnicamente com o petista quando os eleitores são informados de que ele teria o apoio de Bolsonaro: o governador sobe para 40,8% das intenções de voto, enquanto o presidente tem 43,9%.
- Ratinho Júnior
Em outro cenário, o governador do Paraná, com 14,6% das intenções de voto, está tecnicamente empatado em segundo lugar com Ciro Gomes, que tem 12,9%. Lula lidera com 36,6%. Com o apoio explícito de Bolsonaro, Ratinho vai para 35,3%, mas ainda está atrás do atual presidente, com 44,6%.
- Romeu Zema
Zema vive uma situação similar a de Ratinho. O governador mineiro aparece com 14,1%, mas também empatado em segundo lugar com Ciro, que tem 12,8%. Lula, nesse cenário, tem 36,8% das intenções de voto. Mesmo com o apoio de Bolsonaro, o governador do Novo fica atrás do petista: o mineiro tem 34,6% contra 44,5% do atual presidente da República.
Leia também: “Filiado ao Psol, prefeito de Belém tem rejeição de 55,3%”
- Ronaldo Caiado
Caiado é quem tem o pior desempenho entre os governadores testados pelo Paraná Pesquisas. Com 7,7% das intenções de voto, aparece em quarto lugar no cenário testado, mas empata tecnicamente com Tebet, que tem 9%, em terceiro. Ciro Gomes tem 13,9% e Lula, 36,3%. O goiano chega a 32,6% com o apoio de Bolsonaro, enquanto Lula tem 44,9%.
- Tereza Cristina
Assim como Caiado, Tereza Cristina também está em quarto lugar, empatada tecnicamente na terceira posição com Simone Tebet. A senadora tem 7% e a ministra de Lula, 8,9%. O presidente lidera com 36,6% das intenções de voto. Ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro, Tereza Cristina sobe para 32,2% com o apoio do ex-presidente. Lula lidera com 44,5% nesse cenário.
- Ciro Nogueira
O senador e presidente do PP aparece na última colocação, com 3,4% das intenções de voto. Eduardo Leite tem 4,4%, o que significa empate técnico entre os dois. Lula lidera com 36,9%, seguido por Ciro (14%) e Tebet (9,2%). O ex-ministro da Casa Civil chega a 29,1% com o apoio de Bolsonaro. Nesse caso, Lula tem 44,9%.
Leia também: “Imagem de Lula é negativa para a maioria dos portugueses”
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Tudo idso é petda de tempo. Se i distema eleitorsl continaur com as mesmas pesdoas e as mesmas urnas o lula ladrao ja ganhou.
Imaginar que o lula possa estar no páreo contra quem quer que seja em 2026 só leva a concluir que o povo brasileiro merece, e muito, se ferrar por toda a eternidade. Não é possível que haja gente séria que pense em votar nessa criatura que atualmente se senta na cadeira de presidente. Eu me pergunto: qual foi a atitude de lula que pode levar alguém a votar nele? o que ele já fez de bom e de bem em toda sua lamentável existência? Não encontro resposta. Se alguém souber, por favor, me informe.
JÁ FALEI!!!
Eleições serão fraudadas NOVAMENTE…
mas sugiro fortemente que Bolsonaro abdique e apoie sua mulher MICHELE & ZEMA…É IMBATIVEL!!
TEM que construírem uma FRENTE AMPLA para expulsar, processar e prender todos os golpistas de 2022.
O MOTE dessa eleição é reforma urgente do judiciário golpista e usurpador de poder.
Não é economia!
Não é Social!
É sobre segurança publica e juridica… SE NÃO REFORMAREM e Processarem o poder judiciario na figura do STF STJ e TSE…
NINGUEM VAI INVESTIR num pais de NarcoTraficantes Terroristas e Pedofilos ..
Ninguem quer um BOSTIL…. QUEREMOS UM BRASIL com segurança publica … queremos bandidos corruptos e pedofilos na cadeia.
Paraná pesquisas pergunta para as urnas eletrônicas, elas te darão o resultado.
As urmad vao roubar novamente. E ninguem pode falar nada.
A unica daida é o congresso trocar todo o sistema eleitoral.
Caiado 2026
E O TAXAD ? NÃO ENTRA NA PESQUISA PQ ? É O MELHOR NOME DA EXTREMA ESQUERDA NO MOMENTO.