publicidade
Política

Mendonça suspende decisão dos Estados sobre ICMS do diesel

Decisão atendeu a um pedido do presidente Jair Bolsonaro, por meio da Advocacia-Geral da União

PEC dos Benefícios
Ministro do STF André Mendonça | Foto: Reprodução/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça suspendeu nesta sexta-feira, 13, as políticas estaduais sobre o ICMS que incide sobre o diesel. A decisão atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), conforme noticiou Oeste.

Segundo o ministro, a suspensão é necessária para tentar construir um consenso sobre o tema — que abriu uma disputa entre a União e os Estados. Ele deu cinco dias para que Câmara, Senado e o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) se manifestem sobre o tema. Em seguida, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a AGU terão prazo semelhante.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

“Considerando ainda que a complexidade e relevância da questão justifica a urgência para que, a partir de tal decisão, se dê início imediato à construção de uma solução efetiva, perene e consentânea com os parâmetros constitucionais reguladores da matéria”, escreveu.

Em março, entrou em vigor uma lei que impõe uma alíquota única do ICMS sobre o diesel para todos os Estados do país. Antes, cada Estado tinha autonomia para estabelecer o próprio porcentual. O ministro André Mendonça foi sorteado relator de ação.

Os secretários estaduais de Fazenda se reuniram em março e fixaram um valor único do ICMS a ser cobrado nos combustíveis, mas permitiram descontos por meio de um “fator de equalização”, para ajustar a arrecadação. A nova alíquota passará a valer a partir de 1º de julho. Na prática, não haverá nenhuma diminuição no preço para o consumidor.

O governo argumentou que o valor definido pelo convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ficou mais alto do que o cobrado anteriormente, o que permite aos Estados burlar a lei sancionada. A ação destaca que há “persistência da prática de alíquotas assimétricas”.

O governo sustentou que a aprovação da possibilidade do desconto poucos dias após a promulgação da lei do ICMS único sobre gasolina, etanol e diesel, entre outros combustíveis, “causou perplexidade”. Como exemplo, cita que a aplicação do fator de equalização fará com que, no Acre, o óleo diesel tenha tributação 89,5% superior à do Paraná.

Leia mais sobre:

10 comentários
  1. Regi
    Regi

    Isso serve para que os eleitores aprendam a eleger governadores voltados para o bem da população e não de seu grupo político!

  2. jose eustaquio sampaio
    jose eustaquio sampaio

    O que estamos assistindo é um conchavo vergonhoso dos Estados, liderados principalmente por aqueles de esquerda, onde com a unificação do tributo houve
    um aumento exagerado na alíquota do CONFAZ, tanto no diesel, gasolina, até
    o etanol entrou nessa jogada ilícita, onde o consumidor sempre será o perdedor,
    ou seja querem ganhar as burras.

  3. Osvaldo Nogueira
    Osvaldo Nogueira

    O álcool se misturou com a gasolina e virou commodity, separe-os.

  4. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    -Em primeiro lugar om assunto aqui tratado se refere ao ICMS dos estados, não tem nada a ver com Petrobrás e muito menos com privatização.
    -Em segundo lugar, se privatizar a Petrobrás e mantiver o monopólio não vai adiantar de nada, ou isso é tão difícil de vocês entenderem, preciso desenhar?
    -Em terceiro lugar, teria que fatiar a empresa para privatizar, ou não concordam com isso?

  5. Vinícius Cappellano De Franco
    Vinícius Cappellano De Franco

    Privatiza esse lixo de Petrobrás duma vez!

  6. Vinícius Cappellano De Franco
    Vinícius Cappellano De Franco

    Fez alguma coisa que presta esse traíra aí. Daniel Silveira que o diga…

  7. SANER ALVES DA SILVA
    SANER ALVES DA SILVA

    Ministro está correto!
    Apesar de votar contra a liberdade no caso Daniel Silveira, ele acerta na maioria das vezes, como nesse caso, temos q colocar mais ministros nessa STF e melhorar a nossa democracia em todos os sentidos e poderes.. aproveitando. Fora Pacheco, Xandao e outros iluministros.

    1. Stf Soltou O Ladrão De 9 Dedos
      Stf Soltou O Ladrão De 9 Dedos

      Com a REELEIÇÃO, graças a Deus, teremos outros Ministros que defendam as leis e não interesses pessoais e políticos. Não vejo a hora dessa turma pendurar as chuteiras.

  8. SANER ALVES DA SILVA
    SANER ALVES DA SILVA

    Não há como manter esse tipo de política dos combustíveis, e bora privatizar as refinarias e a Petrobrás, bem assim como abrir para novas empresas e obter mais competitividade no.mercado.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade