publicidade
Política

Meio/Ideia: Judiciário é principal ameaça à democracia para 40%

Levantamento mostra concentração de poder na Justiça em 1º lugar; corrupção e polarização aparecem atrás

Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário de 2026, no STF, em Brasília, DF (2/2/2026) | Foto: Gustavo Moreno/STF
Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário de 2026, no STF, em Brasília, DF (2/2/2026) | Foto: Gustavo Moreno/STF

Levantamento do Meio/Ideia divulgado nesta quarta-feira, 8, revela que 42,5% dos eleitores brasileiros veem a concentração de poder no Judiciário como a principal ameaça à democracia no país.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O porcentual é superior ao dos que apontam a corrupção de políticos (16,5%), a polarização entre esquerda e direita (13%), a desinformação (9,7%) e a influência de outros países nas eleições (9,1%). Apenas 4,3% dos entrevistados afirmaram não enxergar riscos à democracia brasileira.

Meio/Ideia: Judiciário é principal ameaça à democracia para 40%
Respostas sobre a “maior ameaça à democracia brasileira” | Foto: Reprodução/Meio/Ideia

A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas em todo o país entre 3 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00605/2026 e, segundo a empresa, custou R$ 27 mil, financiados pelo Canal Meio.

Advogados de SP consideram atuação do STF “muito negativa”

Quase metade (47,7%) dos advogados entrevistados pela seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) avalia como “muito negativa” a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas 3,7% dos profissionais consideram “muito positivo” o desempenho da Corte Máxima do Poder Judiciário.

Ainda de acordo com o levantamento, 64,1% defendem mandato fixo de oito anos para os ministros. A OAB-SP ouviu 12,7 mil profissionais entre dezembro de 2025 e março de 2026. O Estado de São Paulo tem cerca de 400 mil advogados, segundo a seccional.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade