publicidade
Política

MBL sugere chamar Lula de 'genocida' por mortes em decorrência da dengue

No mês de janeiro, foram 120 mil casos da doença

Lula com barba branca, lendo papel, trajando terno e gravata listrada, em cadeira dourada
Depois de causar embaraço diplomático sem precedentes, Lula foi classificado pelas autoridades israelenses como “persona non grata” no país | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Movimento Brasil Livre (MBL) sugeriu chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “genocida”, em virtude do aumento dos casos de dengue no país. A sugestão consta em publicação desta segunda-feira, 5, no Twitter/X.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“Recorde de morte por dengue em 2023 e aumento maior dos casos em 2024”, escreveu o movimento. “Já pode chamar Lula de genocida ou ainda é cedo?” 

Cresce o número de casos de dengue no Brasil 

O número de casos de dengue cresceu no país. No mês de janeiro, foram 120 mil casos notificados pelo Ministério da Saúde. São 44 mil infecções a mais, em relação ao mesmo período de 2023. 

Leia também: “Vacina contra a dengue: jornalista desmente ministra da Saúde”

Acre, Minas Gerais e Rio de Janeiro decretaram estado de emergência, em razão da doença. O Distrito Federal também está em alerta.

A cidade do Rio inaugurou três de dez polos de atendimento a pacientes com a doença. Os centros vão funcionar das 7h às 19h, em dias normais. Durante o Carnaval, ficarão abertos ininterruptamente. 

Leia mais: “Peixe barrigudinho pode ser aliado na luta contra dengue, zika e chikungunya”

A campanha de vacinação contra a dengue está prevista para começar em fevereiro. Ao todo, serão 6,5 milhões de doses. As vacinas vão ser disponibilizadas pela fabricante japonesa Takeda e distribuídas em 521 municípios. As doses vão ser aplicadas, inicialmente, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. 

Leia também: “Ministério da Saúde define municípios que vão receber doses de vacina contra a dengue; confira a lista”

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    A dengue não é novidade, o comandantes do desgoverno tem que ser responsabilizados.

  2. Hermes
    Hermes

    Ué, é só chamar. Que tal #DengueLulaGenocida ? Vão para o twitter e detonem geral. Bolsonaro não foi taxado de genocida por tentar proteger o povo? Mi mi mi não adianta, espera-se ações porque estamos em guerra.

  3. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    Briga de vírus, ninguém entra.
    Todo mundo já tá vacinado, contra essa turma.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.