publicidade
Política

Advogado do Rumble ironiza AGU por demora em responder a processo contra Moraes nos EUA

Martin de Luca critica falta de ação em caso movido pela plataforma e pela Trump Media na Flórida

O advogado Martin de Luca, que representa a plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media Group. Ele criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)
O advogado Martin de Luca, que representa a plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media Group | Foto: Reprodução/YouTube/CNN Brasil

O advogado Martin de Luca ironizou a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) diante das sanções dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Ele representa as plataformas Rumble e Trump Media no Brasil.

Na sua conta do X, De Luca compartilhou a notícia sobre a reação da AGU e disse que “teremos que esperar muito tempo”. Segundo ele, o órgão nem sequer respondeu formalmente à ação judicial movida pelas empresas que ele representa na Justiça norte-americana.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Se a reação da AGU for tão forte e proativa quanto suas promessas de comparecer ao Tribunal Distrital Federal da Flórida, teremos que esperar muito tempo”, escreveu o advogado. “Já faz sete meses que a AGU promete defender Alexandre de Moraes no caso federal e, no entanto, nem a AGU nem Alexandre compareceram.”

Empresas contestam ordens de Moraes na Justiça dos EUA

Depois do anúncio dessas sanções contra Moraes, o Rumble divulgou uma nota em que comemorou a decisão. Segundo a empresa, “nenhum magistrado estrangeiro tem autoridade para censurar a fala de cidadãos dos EUA ou punir empresas norte-americanas”.

Leia também: “Morais ignora leis e age por ‘canetada’, diz advogado do Rumble”

O Rumble e a Trump Media questionam, nos tribunais da Flórida, ordens emitidas por Moraes. Segundo eles, essas decisões do ministro extrapolam a jurisdição brasileira e violam a legislação norte-americana.

O próprio Ministério da Justiça, em parecer técnico, reconheceu que as ordens sigilosas enviadas por e-mail à plataforma estão em desacordo com tratados de cooperação entre Brasil e Estados Unidos.

Saiba mais:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade