publicidade
Política

Marinho pede investigação de delegado que indiciou envolvidos em confusão com Moraes

Líder da oposição pede ainda que o delegado Thiago Severo Rezende seja suspenso do cargo enquanto as investigações estiverem em curso no TCU

senador-rogerio-marinho
Senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue a indicação do delegado da Polícia Federal (PF) Thiago Severo de Rezende ao posto de oficial de ligação junto à Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol), em Haia. No documento, o parlamentar pede ainda que Rezende seja suspenso do cargo enquanto as investigações estiverem em curso.

Em 16 de maio, o delegado foi designado para exercer o cargo por dois anos. Conforme Marinho, o TCU deve investigar um “possível desvio de finalidade” na indicação de Rezende, pois a PF recuou no caso da família acusada de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Rezende foi o responsável pelo indiciamento de três membros da família.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais sobre Política em Oeste

Inicialmente, o delegado do caso era Hiroshi de Araújo Sakaki, que não indiciou os integrantes da família, em razão de norma interna e por considerar o crime de menor potencial ofensivo.

Contudo, depois ele foi substituído por Rezende. Marinho sugere que a designação de Rezende para a Europol é, portanto, uma forma de assegurar um relatório favorável ao entendimento de autoridades influentes.

Com outro delegado, Polícia Federal tinha deixado de indiciar família que se envolveu em confusão com Moraes em Roma

Em julho de 2023, o empresário Roberto Mantovani Filho, sua esposa, Andreia Mantovani, e seu genro Alex Zanatta foram acusados de calúnia depois de ter hostilizado Alexandre de Moraes no Aeroporto Internacional de Roma. Eles teriam chamado o ministro de “bandido, comunista e comprado”.

Entretanto, em fevereiro, sob o comando do delegado Hiroshi de Araújo Sakaki, então responsável pelo caso, Mantovani Filho e sua família não foram indiciados. O delegado encerrou a investigação e concluiu que Mantovani cometeu crime de injúria real contra o filho de Moraes, mas que não promoveu o indiciamento.

Segundo Sakaki, uma instrução normativa da PF veda o indiciamento por crime de menor potencial ofensivo, de pena máxima de dois anos.

Agora, porém, o novo delegado do caso entendeu que, além de injúria, os três cometeram o crime de calúnia, agravado por ter sido perpetrado contra um funcionário público em razão de suas funções.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Christian
    Christian

    Esta promoção para a Europol é o Cala Boca pago pelo Cabeça de Ovo…

  2. José Carlos Magazoni
    José Carlos Magazoni

    No meu pensamento, os funcionários públicos, devem sim ser respeitado, mas sim no exercício de suas funções e no seu gabinete. Mas como estava viajando de férias, em outro país, deve ser considerado como cidadão comum, e chamou também as outras pessoas de “BANDIDO”, incorreu no mesmo erro, e se colocou na mesma posição de seu “suposto agressor”.

  3. Roberto Gomes
    Roberto Gomes

    Governo da DEMOGRACINHA! Executuvo e Judiciário “á lá VENEZUELA!” Perseguição e vingança .#vergonga

  4. P Panighel
    P Panighel

    Acho que podiam até ser indiciados, mas por revelar segredo de Estado.

  5. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Um abuso atrás de outro….vergonha

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade