publicidade
Política

Ministério Público do Trabalho se alinha ao Magazine Luiza em processo seletivo para negros

Órgão dá aval para empresa seguir adiante com promoção de trainee somente para negros

magazine luiza - ministério público do trabalho
Uma das selecionadas no programa de trainee do Magazine Luiza em 2019 | Foto: Divulgação

Órgão dá aval para empresa seguir adiante com nova edição do programa de ‘trainee’

magazine luiza - ministério público do trabalho
Uma das selecionadas no programa de trainee do Magazine Luiza em 2019
Foto: Divulgação

Apesar de lei em vigor desde 1995 proibir a limitação a serviço “por motivo de sexo, origem, raça e cor”, o Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP) não vê ilegalidade na ação promovida desde a semana passada pelo Magazine Luiza. A rede de varejo divulgou que a nova edição de seu programa de trainee só aceitará candidatos negros.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Magazine Luiza adquire startup de delivery de comida”

O MPT rejeitou “série de denúncias” contra o Magazine Luiza. A instituição define o caso como “suposto” racismo. Nesse sentido, o órgão entendeu que nenhuma regra trabalhista foi violada com o anúncio do processo seletivo. Segundo o MPT paulista, a empresa é, inclusive, merecedora de elogios. Afinal, ela se tornou responsável por “ação afirmativa de reparação histórica”.

“O que os empregadores não podem fazer é criar seleções em que haja reserva de vagas ou preferência a candidatos que não integram grupos historicamente vulneráveis”, analisa a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, procuradora Adriane Reis de Araújo, conforme divulgado pelo site do MPT-SP. A legislação trabalhista, entretanto, não cita “reparação histórica” em nenhum momento.

Ciente da polêmica

Fundadora e presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Luiza Trajano já imaginava que a companhia seria alvo de contestações por causa da seleção exclusiva para negros. “Acreditamos que as pessoas vão entrar juridicamente, mas a gente vai lutar e não vamos desistir tão fácil”, declarou a empresária ao site do jornal Folha de S.Paulo.

MAIS: “Micros e pequenos empresários terão mais R$ 10 bilhões em créditos”

Leia mais sobre:

22 comentários
  1. Victor Vasquez
    Victor Vasquez

    Na moral. Quem instigou isso, deveria ser esmagado igual pure de batatas.

  2. jose eustaquio sampaio
    jose eustaquio sampaio

    Seguindo o stablishment globalista , quebrada recebeu em empréstimos,
    um bilhão de reais do BNDES, nos governos de esquerda , nada mais
    claro essa iniciativa racista com a complacência do MPT e partidos de esquerdas,

  3. Heloisa Fatima do Carmo
    Heloisa Fatima do Carmo

    Nunca comprei no Magazine Luiza e agora mesmo é q nunca vou comprar. Tá achando q c essa atitude vai conseguir vender mais? Ledo engano. Se ferrou!

  4. Pedro Campos Coutinho
    Pedro Campos Coutinho

    É por isso que este país não tem jeito. Um país sem segurança jurídica não é um país. Aqui se interpreta a lei de acordo com a conveniência do momento. Não pode dar certo.

  5. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Ela como empresária bem sucedida que é, deve saber o que faz. Os demais acionistas também, então porque essa polêmica toda sobre esse assunto? Todos nós devemos lidar com as consequências de nossos atos. Observei nesses últimos dias, a grande quantidade de chamadas desse magazine nos sites e blogs que costumo ver, anunciando promoções com “descontos” de até 80% !!! Confesso que pouco ou nada me abalei com isso, pois não comprarei nesse magazine nem com esse tipo de “ofertas” aí.

    1. Fred Oliveira
      Fred Oliveira

      A esquerda e preconceituosa mesmo
      Na numa.novidaee. no caso , preconceito com sinal invertido. Não compro maia no magazine Luiza. Boicote ao racismo

  6. Ddécio
    Ddécio

    A posição do Ministério Público estaria correta se o chamado da loja fosse para o treinamento de apenas uma percentagem de negros (10%, 15%, 20%…). Isso sim, seria ação afirmativa, em benefício de negros e de toda comunidade. No caso, entretanto, o MP inovou, contrariando a lei e a moralidade – ação política típica da petezada. Tal medida cria animosidade na sociedade, aprofundando os conflitos.

  7. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    É difícil até de se arranjar palavras para contra argumentar.
    A falácia de dívida histórica para ser reparada, impõe o uso da prática do próprio racismo a ser combatido, por implicar que a outra metade da população brasileira que não é constituída de negros, também se utilize do mesmo direito de se proteger, se isolando e/ou apenas se beneficiando.
    A ignorância dos membros do Direito extrapola qualquer pretensão de comentário razoável, tal alienação só é possível por juntar pessoas limitadas, com orientações gramscianas e freirianas, em cursos onde a matemática, física, química, ciências naturais e lógica sequer passem na porta.
    E o pior é que tanto a Justiça do Trabalho quanto a Eleitoral, são verdadeiros abortos nacionais para acolher parte dos alienados que não conseguiram espaço na Justiça Comum.
    O MEC se tornou o local menos indicado para dirigir a instrução de um povo, num País riquíssimo, com vocação para a produção tecnológica e de alimentos, mas que foi cooptado pelos maléficos marxistas, cidadãos pequenos, limitados, desajustados e corruptos.
    Pobre Brasil, continua sangrando…

    1. Renato Torres de Almeida
      Renato Torres de Almeida

      Bom, ela faz de suas empresas o que bem entender. Mas, eu não vou querer de saber de comprar lá, pois, se ela me discrimina pela cor para emprego, então ela deve discriminar o meu dinheiro, coisa q ela não verá mais. Ninguém é obrigado a comprar nada na Magalu. Pensem bem nisso, ela arrumou a sua própria forca.

      1. Marco Polo Gerard Bondim
        Marco Polo Gerard Bondim

        Concordo contigo, prezado Renato.
        Também não comprarei mais nada dela!

      2. Alexandre Lopes
        Alexandre Lopes

        Isso mesmo! Ela é livre para fazer as imposições na empresa dela. Cabe a nós que não concordamos não comprar na loja.

  8. ney
    ney

    Tenho um mini mercado e preciso de funcionarios e vou fazer so para branco e vou colocar um anuncio que as vagas sao sao so para brancos

  9. Sorrow
    Sorrow

    Talvez ela devesse pensar em vender fazendo essa discriminação.

    1. Marco
      Marco

      O Brasil é um país travado por conta dessas “criações” que minam da cabeça de gênios da sociedade com ideias socialistas. Pior ainda é constatar que órgãos que deveriam coibir essas práticas se unam a isso. Fazem de tudo para que continuemos nesse incrível mundo de faz de contas.

    2. DENILSON ALMEIDA DIAS
      DENILSON ALMEIDA DIAS

      A Constituição Federal veda discriminação por cor. Não há previsão de “reparação histórica” na Constituição, nem em lei. Atitude flagrantemente inconstitucional!

      1. Sonia Cabral Merlin
        Sonia Cabral Merlin

        “Todos os brasileiros são iguais perante a lei, independente de raça, cor, sexo…” é uma cláusula pétrea da nossa Constituição. Infelizmente, o judiciário todo está “tomado” por essa ideologia que usa o método de instigar uns contra os outros para criar o caos e assim conseguir dominar a todos mais facilmente.

    3. Lenilson Alves dos Santos
      Lenilson Alves dos Santos

      Essa promoção da Magazine Luiza é puramente política.
      Não cabe num momento ímpar, como este que estamos vivendo, fazer utopia a dissensão!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade