publicidade
Política

Macron rejeita indicação de Lucie Castets como premiê da França

Nome foi a escolha dos partidos de esquerda

Macron descartou a nomeação de Lucie Castets como primeira-ministra
Macron descartou a nomeação de Lucie Castets como primeira-ministra da França | Foto: Reprodução/Twitter/X | Montagem: Revista Oeste

O presidente da França, Emmanuel Macron, rejeitou a escolha de Lucie Castets, uma funcionária pública pouco conhecida no cenário político, como nova premiê do país. O nome dela foi levantado pela coalizão de partidos de esquerda, mas Macron alegou falta de maioria parlamentar.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“A questão não é um nome, mas que maioria pode ser obtida na Assembleia Nacional para que um governo da França possa aprovar reformas, um orçamento e fazer o país avançar”, justificou o presidente, em sua primeira entrevista depois das eleições, ao canal France 2.

Decisão da coalizão de esquerda pelo nome de Lucie Castets

A decisão da coalizão — formada pelos socialistas, os verdes, os comunistas e a França Insubmissa — veio depois de semanas de debates internos.

A Nova Frente Popular anunciou em comunicado que escolheu Castets por sua trajetória. Ela trabalhou no Tesouro e na unidade de combate à lavagem de dinheiro e atualmente lida com finanças na prefeitura de Paris.

“Estaremos totalmente ao lado dela no governo que ela vai liderar”, declarou a coalizão.

Formada pela École Nationale d’Administration, Castets é uma ativa opositora das políticas de Macron e apoia a revogação do aumento da idade de aposentadoria.

“A esquerda saiu vitoriosa e agora está pronta para governar”, escreveu escolhida da esquerda no Twitter/X.

Nova Frente Popular não conseguiu o topo da Assembleia Nacional

Ainda em sua entrevista, Macron ressaltou que a Nova Frente Popular não conseguiu a presidência da Assembleia Nacional, que foi para um de seus aliados. A câmara baixa está dividida entre três blocos, que não conseguem governar sozinhos.

A Nova Frente Popular possui cerca de 190 assentos; o partido de Macron e seus aliados centristas têm cerca de 160; já o Reunião Nacional, de direita, e seus aliados detêm cerca de 140.

+ Tribunal de Contas da França alerta para possível crise econômica no país

Macron apelou para que os partidos formem uma ampla coalizão. Ele argumentou que, se os partidos podem se unir para bloquear a direita, também podem trabalhar juntos depois das eleições.

“A responsabilidade desses partidos é fazer algo que todas as democracias europeias fazem, que não está em nossas tradições, mas que é o que acredito que nossos compatriotas esperam”, disse o presidente.

Líderes de esquerda, no entanto, reagiram com indignação às declarações. Jean-Luc Mélenchon, fundador da France Unbowed, afirmou: “Macron se recusa a aceitar os resultados da eleição e quer nos impor sua nova Frente Republicana, forçando-nos a abandonar nosso programa e formar uma aliança com ele; isso está fora de questão.”

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Antônio de Padua de Oliveira
    Antônio de Padua de Oliveira

    RESSUCITEMOS, ENTÃO, O GENERAL CHARLES DE GAULLE. SÓ ASSIM SERÃO ENCONTRADAS SOLUÇÕES PARA ESSE SACO DE GATOS EM QUE SE TRANSFORMOU A PÓLÍTICA FRANCESA.

  2. MC75
    MC75

    Quero ver fogo no parquinho dessa esquerda maldita. Que se explodam!

  3. David S
    David S

    Tá na hora de mandarem este cara, Macron, literalmente a m…….

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade