A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou uma notificação extrajudicial à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), na qual pede “a imediata remoção” de publicações do titular da pasta, Guilherme Derrite, no Instagram e no Twitter. O órgão anunciou a decisão nesta quinta-feira, 14.
Na quarta-feira 13, Derrite publicou uma imagem de um tijolo de maconha com o rosto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas legenda da publicação, o secretário esclarece que as drogas foram apreendidas pela Polícia Militar (PM).
Leia mais: “Polícia prende homem que transportava em carro mais de 1 tonelada de maconha”
No site do governo federal, a AGU alega que o secretário teria associado, “por meio de fotos, a apreensão de maconha em município paulista ao presidente da República”. Contudo, Derrite não mencionou o nome de Lula — nem nas imagens, nem na legenda.
Conforme a AGU, “a notificação ressalta o caráter político das postagens, que veiculam fotos de tabletes da droga com adesivos do presidente”.
O órgão vinculado ao governo Lula diz ainda que, em caso de não cumprimento do pedido, “a AGU adotará as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta”.
Maconha com rosto de Lula
Derrite irritou petistas ao divulgar a imagem de uma foto em que há um tijolo de maconha com um adesivo do presidente Lula. Ele divulgou a foto nas redes sociais.
Na legenda, o secretário afirmou que a droga saiu de Ponta Porã (MS) e foi apreendida na cidade de Euclides da Cunha Paulista, no interior de São Paulo.
“Parabéns aos policiais”, escreveu Derrite. “Continuamos nosso trabalho para demonstrar que em São Paulo o crime não compensa.”
A publicação já tinha mais de 14 mil curtidas no Instagram e mais de 2 mil repostagens no Twitter/X até o início da tarde desta quinta-feira.
O deputado estadual Emídio de Souza (PT) criticou o post. “Derrite se apequena ao usar uma operação de apreensão de drogas da Polícia de SP e tentar associá-la ao presidente Lula”, escreveu. “Tenha compostura, secretário!”
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) não se manifestou sobre o teor do post até a publicação desta reportagem.
Sou de Direita, mas não me atreveria relacionar o tijolo de maconha com o Lula, mas sim com o Careca do STF, tanto que é quem, na verdade, que gosta de Maconha e Cicaina (pelo menos fala muito e conheçe das canavis sativas). É o que se vê nas mídias sociais, jornais etc. Devemos, com maior RAZÃO, é DESMASCARAR alguns Ministros do STF, máxime o Careca, um tremendo perseguidor/CARRASCO de muitas pessoas INOCENTES, que
foram HOSTILIZADAS E PRESAS sem fundamentos jurídicos CONSTITUCIONAIS; é o que dizem os GRANDES JURISTAS DO BRASIL…. TUPINIQUIM, e do Exterior tbm.
Essa droga não era para ser apreendida ela tem dono.
O crime organizado via PT, STJ e OUTROS tinham que pedir explicações a suprema bosta e aos parças! Brasil virado para baixo!
O Derrite e a policia não estão associando nada .
Simplesmente foi feita e apreensão da droga com os traficantes ora bolas .
Porem se a droga tem a marca do nine.não é problema da policia .. e nem do Derrite
Manda a AGU falar com os traficantes e não com a policia e muito menos com o Derrite
Se os traficantes usam essa imagem é porque alguma simpatia tem , não é?
Afinal ninguém faz propaganda de desafetos né?
Seria um ato atentatório à verdade se o secretário não publicasse está apreensão. Pior ainda se publicasse escondendo a foto do ladrão descondenado.
Ora, quem associou o presidente a droga foram os traficantes. A agu tinha que pedir esclarecimentos a eles…, mas aí tem que ter peito.
Só pedir proteção para um certo alguém… ahahahahah
Que papel ridículo faz a AGU. Deveria pedir explicações ao crime organizado que apoia o Lula. Publicou o q foi aprendido se tem a foto Lula demonstra o apoio da bandidagem. O pai dos pobres.
Prende o Bessias !!!!,!
A droga foi apreendida e estava nesta embalagem, a culpa seria do Derrite ? Pelo que me consta é prática fotografar imagens de drogas e armas apreendidas.
Deixem os advogados de Lula baterem os pés no chão e gritarem: é fake! Gritem, Tôffoli, Zanin, Fachin, Barroso, Moraes, W, CL, Fux, Mendes.
A AGU deveria pedir satisfação aos traficantes
Afinal, a maconha existe, os pacote têm a cara do lula, fazendo o L, a embalagem é vermelha, está escrito “faz o L”. Qual é o problema? Eles que saiam atrás de quem usou a cara do lula sem pagar os direitos de imagem.
A foto é verdadeira, o PT que reclame com seus eleitores. Aliás o PT deveria ser condenado por fazer campanha antecipada.
FAZ UELI E FUMA ESSA.FATOS!
FATOS! Nada alem de fatos!
O ilícito não é para ser escondido.
Se a foto é verdadeira, qualquer um pode publicá-la
Acho que alguém vestiu a carapuça…
Se a imagem é verdadeira, não tem o que contestar.
Flagrante perpétuo!
Vai reclamar com os traficantes.