publicidade
Política

Lula segue internado e deve realizar exames de sangue

O presidente da República pode receber alta na próxima semana

Presidente Lula mente ao dizer que inflação está sob controle | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Presidente Lula mente ao dizer que inflação está sob controle | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, neste sábado, 14. O chefe do Executivo está sob cuidados semi-intensivos e deve passar por exames de sangue, conforme o último boletim médico, divulgado às 12h.

“Lula segue lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando”, informou o comunicado.

Receba nossas atualizações

O diretor de governança clínica do hospital, Luiz Francisco Cardoso, afirmou que o presidente não deve ser submetido a novos exames de imagem no momento. Lula é acompanhado pela equipe médica liderada pelos médicos Roberto Kalil e Ana Helena Germoglio.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O presidente está internado desde a madrugada da última terça-feira, 10, quando foi submetido a uma cirurgia às pressas para tratar uma hemorragia intracraniana. A operação ocorreu depois que Lula sentiu fortes dores de cabeça. Ele estava em Brasília e, por decisão da equipe médica, foi transferido para São Paulo.

Lula caiu em outubro

Os sintomas são decorrentes de uma queda que o presidente sofreu em outubro deste ano. Na ocasião, o petista bateu a cabeça e precisou levar pontos. Lula teve um hematoma na região do crânio e desenvolveu um higroma.

Leia também: “Lula rumo ao fim”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 247 da Revista Oeste

“É como se fosse um hematoma mais líquido dos dois lados do crânio”, explicou o neurologista de Lula, Rogério Tuma. “Do lado esquerdo, houve um crescimento, depois uma diminuição do hematoma, aí ele se refez mais agudamente. Do outro lado, teve um crescimento muito lento, depois foi absorvido e desapareceu.”

A Oeste, o cirurgião vascular Armando Lobato explicou o diagnóstico de Lula. Conforme o médico, o sangramento intracraniano, diagnóstico inicial do petista, é a presença de sangue dentro do crânio e costuma aparecer em decorrência de um trauma ou ruptura de vasos sanguinhos.

No entanto, o higroma é resultante de um processo inflamatório ou de lesão anterior, mas não é composto de líquido sanguíneo e apresenta menor risco. O procedimento desta semana constituiu em drenar o líquido do crânio do presidente.

Segundo Kalil, Lula deve receber alta na próxima semana.

Leia também:

3 comentários
  1. Luciana Costa
    Luciana Costa

    Ninguém faz tanto mal a tantos sem pagar caro. Aguarde.

  2. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros

    OESTE: “ruptura de vasos SANGUÍNEOS”. Veja o penúltimo tópico da matéria.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.