publicidade
Política

Lula planeja substituir Cida Gonçalves no Ministério das Mulheres

Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social, deve ser o nome escolhido

À esquerda, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; à direita, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves
À esquerda, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; à direita, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves | Foto: Divulgação/Ministério

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu a auxiliares que deve oficializar na próxima terça-feira, 6, a substituição no comando do Ministério das Mulheres. A atual titular da pasta, Cida Gonçalves, será exonerada e dará lugar a Márcia Lopes. A informação é do jornal O Globo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Nesta sexta-feira, 2, Cida foi ao Palácio do Planalto e conversou com o presidente por cerca de 20 minutos. A mudança retoma, ainda que lentamente, o processo de reforma ministerial conduzido por Lula. Segundo fontes do governo, no entanto, não há previsão de novas trocas no curto prazo.

Leia mais:

Cida Gonçalves foi alvo de denúncias de assédio

Cida foi formalmente acusada por ex-servidoras de praticar assédio moral e promover um ambiente de trabalho hostil dentro da pasta. Segundo as denúncias, ela teria gritado com subordinadas, feito ameaças veladas de demissão, pressionado por entregas em prazos impossíveis e deslegitimado a atuação de gestoras de quem discordava.

As denúncias demonstram que a ministra utilizava a hierarquia de forma rígida para isolar e enfraquecer quem não pertencia ao seu grupo de confiança. Com a exoneração da secretária Carmen Foro, Cida teria deixado claro que pretendia afastar também os servidores ligados a ela.

Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, durante entrevista no programa A Voz do Brasil, nos estúdios da EBC | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, durante entrevista no programa A Voz do Brasil, nos estúdios da EBC | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Ex-servidoras relataram ainda que, depois da reestruturação, enfrentaram isolamento político, perda de acesso à ministra e aumento na cobrança por metas, mesmo sem retorno sobre documentos enviados ao gabinete.

No entanto, em fevereiro deste ano, a Comissão de Ética da Presidência da República arquivou o processo disciplinar contra Cida. A defesa da ministra disse que vê com “naturalidade” o arquivamento e que sua cliente foi alvo de uma “campanha difamatória”.

Quem é a nova ministra que deve ser indicada por Lula

Márcia é assistente social, professora e militante do Partido dos Trabalhadores desde 1982. É formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também lecionou por mais de três décadas. Durante a juventude, participou ativamente do movimento estudantil.

Sua carreira política começou nos anos 1990, como secretária de Assistência Social em Londrina. Em nível federal, foi nomeada ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome pelo presidente Lula, onde ficou responsável por gerenciar um orçamento de R$ 40 bilhões voltado a programas sociais de grande alcance.

Durante sua gestão no órgão, Márcia teve como destaque a condução do Bolsa Família, então principal programa de transferência de renda do governo federal, além de ampliar a estruturação do Sistema Único de Assistência Social, responsável por fortalecer os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em todo o país.

Ao deixar o ministério, em 2011, foi convidada a integrar o Instituto Lula e recusou propostas internacionais para concorrer à prefeitura de Londrina em 2012, quando ficou em terceiro lugar. Em 2022, voltou à cena política nacional como integrante do grupo de transição do governo Lula na área de assistência social.

Leia também: “Onde os idosos não têm vez”, artigo de Tiago Pavinatto publicado na Edição 267 da Revista Oeste

2 comentários
  1. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    Hora de nomear a Érika Hilton ou Duda Salabert só para escrotear os americanos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade