publicidade
Política

Lula pede para Lulinha não contaminar a sua campanha

Petista quer que filho esclareça com rapidez eventuais relações no escândalo do INSS e evite novos desgastes em ano de eleição

Fábio Luís da Silva, o Lulinha, e seu pai, o presidente Lula da Silva | Foto: Montagem sobre reprodução/Redes sociais/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fábio Luís da Silva, o Lulinha, e seu pai, o presidente Lula da Silva | Foto: Montagem sobre reprodução/Redes sociais/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula da Silva telefonou na semana passada para o filho, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e voltou a pedir que ele preste esclarecimentos sobre qualquer eventual ligação com nomes investigados nas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

A conversa ocorreu na última terça-feira, 3, poucos dias depois de a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS (CPMI do INSS) determinar a quebra de sigilos do empresário. As informações foram publicadas nesta segunda-feira, 9, pelo jornal Folha de S.Paulo

Receba nossas atualizações

Lula quer que filho assuma responsabilidades

Segundo relatos de pessoas a par do assunto, que falaram sob reserva, foi a segunda conversa entre pai e filho desde que o caso ganhou repercussão nas investigações conduzidas no Congresso. As fontes reforçam que Lula teria orientado o filho a “puxar para si” a responsabilidade sobre eventuais esclarecimentos relacionados ao caso. 

No Palácio do Planalto, a ordem é evitar que o episódio tenha impacto direto sobre o presidente e contamine negativamente sua candidatura à reeleição. Aliados do governo acreditam que o tema deve ser explorado pela oposição durante a campanha eleitoral. Por isso, a avaliação é de que quanto mais rapidamente Lulinha apresentar explicações, menor tende a ser o desgaste político.

Leia também: “Vá em frente, ministro”, reportagem publicada na Edição 312 da Revista Oeste

Segundo interlocutores do governo, diz o jornal, a estratégia é reduzir o espaço para que adversários usem o episódio como instrumento de ataque político nos próximos meses. Depois da primeira conversa entre os dois, Lula chegou a afirmar publicamente que o filho pagaria o preço caso tivesse cometido alguma irregularidade. 

Ainda no ano passado, o presidente já havia dito que Lulinha não seria poupado se surgisse qualquer comprovação de envolvimento em irregularidades. O nome de Fábio Luís Lula da Silva aparece nas investigações relacionadas a fraudes no INSS. Apesar disso, ele não figura formalmente como investigado no inquérito.

A suspeita é de uma possível ligação com o empresário e lobista Antonio Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, um dos personagens centrais no esquema investigado. As apurações miram hipóteses como o recebimento, por parte de Lulinha, de mesadas de Careca do INSS, além de uma viagem à Europa totalmente bancada pelo operador da fraude bilionária contra aposentados e pensionistas.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

7 comentários
  1. FRANCISCO FERREIRA
    FRANCISCO FERREIRA

    Lularápio da Silva, vá mentir em outras paragens. Aqui ninguém acredita mais em você.

  2. IVAN SEVERO DA SILVA
    IVAN SEVERO DA SILVA

    Lulinha sempre pegou as coisas dos outros, o cara me vendeu uma merda pra Oi telefonia kkkkkkk

    1. Bruno Garcia Silva
      Bruno Garcia Silva

      O Lulinha não é filho do lula e sim filho do Bolsonaro

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.