publicidade
Política

Lula critica Lava Jato ao retomar refinaria

A Abreu e Lima foi alvo de polêmicas durante o primeiro mandato do petista

Presidente Lula e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates
Lula também criticou Bolsonaro e pastores | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta quinta-feira, 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a Operação Lava Jato durante a retomada de investimentos e ampliação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no sul de Pernambuco.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Ao criticar a Lava Jato, Lula disse que o ocorrido no país foi uma “mancomunação entre alguns juízes deste país com os Estados Unidos”, e que “pastores que mentiram vão para o inferno”.

A Refinaria Abreu e Lima havia sido inaugurada no primeiro governo de Lula. Ela ficou conhecida como a “refinaria mais cara do mundo”.

Lula refinaria
A Refinaria Abreu e Lima | Foto: Divulgação/Petrobras

À época, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Operação Lava Jato apontaram algumas irregularidades da refinaria. Inicialmente, o projeto deveria custar quase R$ 10 bilhões, mas custou mais de R$ 90 bilhões.

Leia também: “Operação Lava Passado”, artigo de Silvio Navarro publicado na edição 200 da Revista Oeste

Lula admitiu que Hugo Chávez, então presidente venezuelano e seu aliado político, “nunca colocou um centavo” na obra. No entanto, não se mostrou arrependido, apesar do atraso na construção.

De acordo com o petista, o objetivo era fazer uma parceria com o país vizinho para que se refinassem o petróleo brasileiro e o venezuelano, mas as estatais não concordavam nos termos de colaboração.

Críticas de Lula a Bolsonaro e pastores

Ao longo das diversas críticas à Lava Jato, Lula citou a eleição de 2018 e chegou a se referir a Bolsonaro como “psicopata”.

“É preciso saber quanto dinheiro esse país perdeu nesses dez anos de atraso nessa empresa”, declarou Lula. “Quanto salário deixou de ser pago, quantas pessoas não têm benefícios neste país, quanto que este país perdeu da sua competitividade internacional até chegar ao ponto de eleger um psicopata para ser presidente deste país.”

Leia também: “A negação da justiça”, artigo de Cristyan Costa publicado na edição 200 da Revista Oeste

Sobre suas condenações judiciais, o petista disse que pastores “mentiram”. “As pessoas que me acusaram estão apodrecendo, porque sabem que mentiram e sabem que o inferno os aguarda por tanta mentira”, disse Lula, sem citar nomes.

“Os pastores sabem que mentiram, sabem que estão mentindo e que Deus está vendo. Entretanto, faz parte de um jogo sórdido, talvez o pior que já vi.”


Estêvão Júnior é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob a supervisão de Bruno Lemes

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    Ele não tem ideia do mal que faz. Em todo pronunciamento precisa de um inimigo pra fechar a fala. Todo mundo sabe que é assim que repercute no cérebro avariado dos que acreditam . Ele é o inimigo do povo brasileiro . Dá nojo de saber que um parasita desse manda no país .

  2. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Os esquerdopatas petralhas não sabem que o preço de permitir e expressar opiniões falsas, é a perda gradual da capacidade de formar opiniões verdadeiras. Tudo aquilo que vem de um petralha ou melhor do Lulasdrão, passa ser visto como falso ou esquema de trapaça, inconfiável em qualquer âmbito.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade