publicidade
Política

Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera intenções de voto no Espírito Santo

O prefeito de Vitória assume a liderança isolada na disputa pelo governo capixaba, indica levantamento do instituto Paraná Pesquisas

Lorenzo Pazolini é prefeito de vitória
Filiado ao Republicanos, Lorenzo Pazolini cumpre seu segundo mandato consecutivo como prefeito de Vitória | Foto: Divulgação/Equipe Lorenzo Pazolini

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), é o primeiro colocado no levantamento do Paraná Pesquisas para o governo do Espírito Santo. O instituto divulgou o material nesta terça-feira, 19.

Ao todo, a pesquisa listou seis possíveis candidatos ao comando do Poder Executivo capixaba para o pleito do ano que vem. Pazolini lidera de forma isolada, com 28,1% das intenções de voto.

Receba nossas atualizações

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), ocupa a segunda colocação, com 22,5%. O emedebista é seguido por quatro adversários políticos: o ex-prefeito de Serra e ex-deputado federal Sérgio Vidigal (PDT); o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido); o deputado federal Helder Salomão (PT); e o também deputado federal Da Vitoria (PP). No levantamento, eles aparecem com 12,7%, 10,5%, 6,7% e 4,4%, respectivamente.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

De acordo com o Paraná Pesquisas, 9,1% do total de entrevistados disseram que, dentre essas opções, vão votar em branco, anular ou simplesmente ainda não escolheram nenhum dos possíveis candidatos ao Palácio Anchieta. Além disso, 6% não souberam responder ou não opinaram.

palácio anchieta - sede do governo do espírito santo
Fachada do Palácio Anchieta, em Vitória, sede administrativa do governo do Espírito Santo | Foto: Divulgação/Governo ES

Lorenzo Pazolini lidera também no segundo turno

O político do Republicanos também aparece à frente dos oponentes nas duas simulações que o Paraná Pesquisas apresentou nesta terça-feira para um eventual segundo turno na disputa pelo governo do Espírito Santo. Há cenários com Ferraço e Borgo.

No embate direto com Ferraço, Pazolini vence, em 44,8% a 38,7%, com 9,8% de nenhum/branco/nulo e 6,7% de não sabe/não opinou. Contra Borgo, o prefeito de Vitória amplia a vantagem: 52,6% a 22,6% — além de 14,4% de nenhum/branco/nulo, e 10,4% de não sabe/não opinou.

À frente na pesquisa, Lorenzo Pazolini cumpre o segundo mandato consecutivo como prefeito da capital capixaba. Antes, atuou como deputado estadual durante dois anos.

Lorenzo Pazolini - prefeito de vitória e candidato à reeleição pelo republicanos
Lorenzo Pazolini já foi deputado estadual no Espírito Santo | Foto: Divulgação/Tati Beling

Metodologia do levantamento

A equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1.510 eleitores em potencial em 46 municípios do Espírito Santo. O trabalho nesse sentido ocorreu de 13 a 17 de agosto.

Conforme o instituto, a margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. Há, por fim, a informação de que o grau de confiança do material é de 95%.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.