publicidade
Política

Lewandowski culpa policiais por soltura de presos

Ministro da Justiça diz que Judiciário é obrigado a soltar criminosos: ‘a polícia prende mal’

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, culpa a polícia pela soltura de criminosos | Foto: Robson Alves/MJSP
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, culpa a polícia pela soltura de criminosos | Foto: Robson Alves/MJSP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, declarou nesta quarta-feira, 19, que a polícia executa prisões com equívocos, e, assim, o Judiciário obriga-se a soltar os presos.

“É um jargão que foi adotado pela população, que a polícia prende e o Judiciário solta. Eu vou dizer o seguinte: a polícia prende mal, e o Judiciário é obrigado a soltar”, afirmou o ministro.

Receba nossas atualizações

Lewandowski: faltam provas e dados concretos 

Segundo o site da CNN, Lewandowski rebateu sobretudo críticas sobre o papel do Poder Judiciário em uma palestra acerca do impacto da PEC da Segurança Pública nos setores de comércio e serviços.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), entre 2006 e 2023, disse principalmente que a instituição policial, às vezes, prende sem provas nem dados concretos. Conforme o atual auxiliar de Lula da Silva, se as prisões fossem de forma técnica, com dados e indícios probatórios, dificilmente os infratores ganhariam dessa forma a liberdade.

“É claro que nós temos que aperfeiçoar isso, nenhum juiz soltará um criminoso. Ele não está lá para soltar, ele está lá para fazer justiça. A polícia tem que prender melhor”, afirmou. 

A PEC da Segurança Pública vem sofrendo críticas de governadores e parlamentares de oposição ao governo Lula. Nesse sentido, Lewandowski apresentou uma nova versão, depois de sugestões de governadores. Eles reclamaram da possibilidade de o texto abrir brecha para interferência da União na autonomia dos governos locais na gestão da segurança.

Para Caiado, um “truque de palavras”

Quem era contra a proposta, contudo, não mudou de opinião, mesmo depois das modificações. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por exemplo, afirmou haver um “truque de palavras”. Na sua visão, não houve mudanças depois das negociações do governo federal com secretários de Segurança Pública e chefes dos Executivos locais.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Leia mais sobre:

15 comentários
  1. Fabian Berman
    Fabian Berman

    O desgoverno não tem compromisso com a segurança da população.

  2. Iramar Benigno Albert Júnior
    Iramar Benigno Albert Júnior

    O que esse pilantra entende de direito?

  3. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    eu juro que não sei se é má intencãol, ou se o cara é canalha mesmo.
    estamos vivendo dias de “Dilmarréia”, no governo do Llulladrão / llullarápio / llullallau.

  4. Doutor Adão
    Doutor Adão

    Desconheço um sujeito mais cara de pau do que esse !! Tem delinquente que já foi preso mais de 50 vezes e isso significa então que a Polícia não aprende ? Quem sabe esse Filho da Puta não sai as ruas junto com a polícia para ensinar a técnica correta ?

  5. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Mais um esclerosado que se dedica a fazer e falar merda acompanhando seu patrão e ferrando o país

  6. Filipe Drumond Costa
    Filipe Drumond Costa

    Lorota! Sabemos que o judiciário está tomado por juízes esquerdistas e os que não são, estão com medo de represálias do CNJ, que foi criado não para defender a integridade judicial, mas perseguir os que não concordam com a ideologia esquerdopata.

  7. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    Manteve a Dilma elegível porque? Culpa de quem?

  8. Jose Moura da Silva
    Jose Moura da Silva

    E a polícia dita Federal, sob às ordens deste tal ministro, que escreve 98 vezes a palavra “possivelmente”, num processo que visa condenar um “inimigo” do ministro sem argumento minimamente adulto?
    E está coisa ainda está sendo usada, no processo em que os ditos “juízes supremos” estão se baseando, para condenar, evidentemente sem provas, um ex presidente tornado inimigo pessoal de todos estes? Competente ou descartável, lixo puro?
    Competente ministro?

  9. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Continua pagando sua nomeação, feita pela sua mãe a falecida esposa do ladrão. Continua o mesmos Trankeirowiski de sempre.

  10. MNJM
    MNJM

    O que esperar desse petista? Pior ministro da Justiça de todos os tempos. O que fez de positivo a frente do Ministério? Demoniza a polícia e defende bandido. Vergonha.

  11. Francisco Valderico de Andrade Jr
    Francisco Valderico de Andrade Jr

    Num País que descondenam o cadeiero e liberam o André do Rap, podemos esperar alguma declaração coerente de um ministro da justiça?

  12. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Está gaga, tudo bem que e imoral , milionario socialista, já deve estar comunista mas a dementcia chegou .

  13. Messias Rodrigues Pereira
    Messias Rodrigues Pereira

    Kg e mais kg de cocaina no carro náo é prova . Devoluçáo de dinheiro roubado tb não é prova . Vai mentir l là nos quinto do inferno

    1. Antonio Saggese Netto
      Antonio Saggese Netto

      Concordo com você. Esse ministro é um brincalhão!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade