publicidade
Política

Fundador do PT, José Álvaro Moisés morre afogado em Ubatuba (SP)

Sociólogo foi professor da USP e integrou grupo que participou da criação do partido nos anos 1980

José Álvaro Moisés
José Álvaro Moisés, sociólogo e um dos fundadores do PT | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

José Álvaro Moisés morreu nesta sexta-feira, 13, aos 81 anos, no litoral norte de São Paulo. De acordo com a família, o sociólogo sofreu afogamento na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. Ele passava alguns dias na cidade, hospedado na casa de amigas.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo encontraram Moisés desacordado na faixa de areia. Depois de tentativas de reanimação no local, os socorristas confirmaram a morte. Em seguida, encaminharam o corpo aos serviços funerários.

Moisés participou da articulação que levou à fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) no início da década de 1980. Ele integrou o grupo de intelectuais que se uniu aos metalúrgicos do ABC, então liderados por Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao longo da carreira acadêmica, atuou como professor titular de Ciência Política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Também dirigiu o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da instituição e coordenava a formulação política do Fórum Direitos Já.

Fevereiro marca despedida de dois nomes históricos do PT

No dia 3 de fevereiro, o frade franciscano e ex-deputado estadual Frei Sérgio Antônio Görgen morreu aos 70 anos. Ele sofreu um infarto em casa, na cidade de Hulha Negra (RS). O militante havia completado aniversário no dia 29 de janeiro.

Sérgio Antônio Görgen
Sérgio Antônio Görgen, um dos fundadores do MST | Foto: Reprodução/Geraldo Magela/Agência Senado

Pelo PT, Görgen exerceu mandato na Assembleia Legislativa gaúcha de 2002 a 2006. Ele participou da articulação que resultou na criação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do próprio PT.  

Ao longo de sua trajetória, também atuou na organização de protestos. Participou dos atos por crédito agrícola nos anos 1990, de manifestações contra a Reforma da Previdência em 2017 e de mobilizações em apoio a Lula, em 2018, em Brasília.

+ Leia também: “O PT morrerá com Lula”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 307 da Revista Oeste

“Frei Sérgio dedicou sua vida a cumprir o ensinamento de Cristo: ‘Dai de comer a quem tem fome’”, escreveu Lula na ocasião. “Lutou pela alimentação do corpo e da alma. E deixa esta vida com sua missão cumprida, que seguirá servindo de exemplo e inspiração a todos nós. Descanse em paz, companheiro.”

4 comentários
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Daí de comer a quem tem fome….hummm…sei sei…tem um na Moóca que aplica isso aos menores

  2. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    A morte sempre se lamenta. Condolências aos familiares. Como figuras públicas, de boa ou de má fé ajudaram a criar monstros extremistas. Não posso julgar. Mas, estão sendo, ou já foram julgados pelo juiz que nunca erra.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade