publicidade
Política

Influenciadora vira alvo de ação no MP por sugerir sequestrar deputados contrários à PEC 6x1

Denúncia foi enviada pelo futuro vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo)

Atriz e influenciadora Festi defendeu sequestrar deputados do PL | Foto: Reprodução/Instagram
Atriz e influenciadora Festi | Foto: Reprodução/Instagram

A influenciadora digital Festi, que conta com mais de 1,2 milhão de seguidores no TikTok, foi alvo de uma ação no Ministério Público (MP) de São Paulo. Em vídeo publicado em seu perfil, nesta terça-feira, 12, a influencer defende que a população brasileira aponte um “fuzil na cabeça” de deputados que não assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da jornada de trabalho na escala 6×1. Ela também incentivou o sequestro de parlamentares.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“A população está muito mole”, começa Festi. “Por muito menos, a gente teria quebrado banco, botado fogo em ônibus, sequestrado deputado, eu queria tanto sequestrar um deputado do PL! Por que ninguém se organiza?”

Até a publicação desta reportagem, o vídeo conta com mais de 580 mil visualizações na plataforma TikTok.

Em seguida, ela afirma que, se o povo elegeu seus representantes, eles devem ter o direito de cobrá-los — de uma maneira nada pacífica. “Nós botou [sic] os caras lá, a gente pode ir lá buscar, colocar na mala do carro e dar um rolê com eles”, defende. “Fuzil na cabeça e a porr* toda, se você não assinar a favor dessa merd* [a PEC 6×1], você morre.”

No vídeo do TikTok, a declaração se encerra neste momento. No entanto, o vídeo completo pode ser encontrado em perfis que o publicaram na íntegra. Na sequência, Festi defende “botar fogo” em políticos.

Leia mais:

“Já passou da hora da gente pegar esses politicos, aí, esses deputados, essa porr* toda, senador, o caralh* a quatro que está montando aqui no nosso lombo, ganhando sei lá tantos mil reais por mês para trabalhar três dias por semana, pegar toda essa galera, amarrar em praça pública e botar fogo”, conclui a atriz.

A reportagem de Oeste entrou em contato com Festi por e-mail para maiores esclarecimentos, mas não houve resposta até a publicação da reportagem.

Ameaças a deputados contrários à PEC 6×1 viram alvo do MP

O vereador eleito de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) entrou com uma ação no Ministério Público de São Paulo para investigar a influenciadora digital. Para ele, trata-se de um caso flagrante de incitação à violência e ameaças, “materializados por meio de proposta explícita de sequestro de parlamentar, menção ao uso de arma de fogo como instrumento de coação, ameaça direta de morte contra parlamentar e incitação à desordem pública e dano ao patrimônio público”.

Kilter defende que as declarações de Festi configuram os crimes de incitação à prática de outros crimes: sequestro e cárcere privado, extorsão mediante sequestro e ameaça. A ação se justifica pela gravidade do caso, que se configura como uma “coação direta a membros do Poder Legislativo Federal no exercício de suas funções constitucionais”, de acordo com o texto do futuro parlamentar curitibano, além da incitação explícita à prática de crimes graves.

Guilherme Kilter, pré-candidato a vereador em Curitiba
Guilherme Kilter foi eleito vereador por Curitiba nas últimas eleições municipais | Foto: Arquivo pessoal/Guilherme Kilter

“Recebi o vídeo de apoiadores e eleitores que não concordam com essa fala e se sentem atacados, e não podemos deixar isso assim”, disse o futuro vereador, em entrevista exclusiva a Oeste. “A direita tem sido atacada por essa turma da esquerda há anos e toma poucas atitudes em relação a isso.”

Além disso, ainda alega que trata-se de uma proposição do uso de violência como meio de interferência no processo legislativo democrático, visto que é direito de cada deputado se posicionar da forma que melhor entender.

O documento ainda defende que o caso configura um atentado direto contra um dos Poderes da República, com potencial desestabilização do Estado Democrático de Direito.

“Imagine se fosse um influenciador conservador falando para sequestrarem um deputado do PT e queimar em praça pública, o que fariam com ele?”, indaga Kilter. “Opinião é uma coisa, e todos devem ter a liberdade de expressar a sua, mas isso passa do limite da lei e se torna uma possível incitação a crimes reais.”

O texto apresentado ao MP solicita a identificação imediata da autora das declarações por meio de ofício enviado às redes sociais. A possibilidade de monetização do conteúdo, ou seja, remuneração por parte das plataformas, também estará sob análise do Ministério Público, caso o pedido seja aceito. A verificação de outras manifestações parecidas e uma possível articulação com outros indivíduos também deve ser avaliada.

Por fim, o documento pede a instauração de uma investigação criminal que apure a eventual prática do crime de incitação à prática de outros crimes, bem como outros dispositivos do Código Penal que possam ser identificados no curso das investigações. Na última sexta-feira, 8, Festi publicou um vídeo em que diz que acordou com a vontade de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro, na rua, aos gritos.

Ainda que a influenciadora também seja atriz, Kilter considera que o vídeo se tratar de uma interpretação está fora de cogitação. “Duvido que ela estava atuando ao gravar esse vídeo, não só pela sua visível ira e ódio, mas também por ter outros posts com posicionamentos políticos semelhantes.”

Leia também: “Sobre a esquerda e a violência política”, artigo de Flávio Gordon publicado na Edição 122 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Antônio de Padua de Oliveira
    Antônio de Padua de Oliveira

    NÃO VAI DAR EM NADA !!! TUDO O QUE VIER DA PARTE DA ESQUERDA FESTIVA SERÁ DO AGRADO DO PODER JUDICIÁRIO !!! ANARQUIA GERAL. PAÍS FALIDO MORALMENTE E FINANCEIRAMENTE !!!

  2. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Se isso não é o verdadeiro “discurso de ódio”, por favor, me digam o que é.

  3. David S
    David S

    E pensar que uma jumenta desta, tem mais de Um milhão de seguidores!
    Vade retro…..

  4. ADRIANO RODRIGUES DOS SANTOS
    ADRIANO RODRIGUES DOS SANTOS

    Olha só a geração que irá nos suceder. Um bando de jovens idiotas.

  5. Vitor Jr
    Vitor Jr

    Só olhar a “espécie desse ser vivo” e já ver que uma barata merece mais atenção…………..

  6. Rosely de Vasconcellos Meissner
    Rosely de Vasconcellos Meissner

    Vai ser flagrante perpétuo? Vai ser presa?

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade